Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2021
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 15º

Edição

Operação de salvamento em curso após naufrágio com 27 migrantes a bordo

As autoridades gregas lançaram hoje uma operação de salvamento ao largo da ilha de Chios, após o naufrágio de uma embarcação precária que transportava migrantes, dos quais 20 foram salvos e sete estão desaparecidos.

Operação de salvamento em curso após naufrágio com 27 migrantes a bordo

"Havia 27 pessoas a bordo, segundo aqueles que estavam no barco", explicou em comunicado a guarda costeira grega, que está a coordenar a operação, dificultada pelas condições meteorológicas.

A operação de salvamento conta com o apoio de um navio da NATO, dois helicópteros e várias embarcações privadas que navegam naquela zona do mar Egeu.

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), mais de 2.500 pessoas atravessaram este ano o mar Egeu desde a vizinha Turquia, contra 9.700 em 2020, ano em que a organização registou mais de 100 mortos ou desaparecidos.

A Grécia era a principal porta de entrada de migrantes e refugiados na União Europeia na crise de 2015-16, mas o número de entradas diminuiu nos últimos dois anos, em parte devido a medidas de policiamento mais rigorosas.

Leia Também: Migrações. Refugiados ocupam estação ferroviária em França

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório