Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

COP26. Polícia da Escócia preparada para desordem pública 

Cerca de 10.000 polícias vão estar de serviço em Glasgow em cada dia da conferência da ONU sobre alterações climáticas entre 31 de outubro e 12 de novembro, muitos dos quais foram treinados especialmente para lidar com desordem pública. 

COP26. Polícia da Escócia preparada para desordem pública 
Notícias ao Minuto

09:05 - 26/10/21 por Lusa

Mundo COP26

Muitos dos polícias vão ser mobilizados de outras partes do Reino Unido para aquela que é considerada a maior operação de segurança alguma vez realizada na Escócia.

Mais de 120 líderes mundiais são esperados nos primeiros dias da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26) para uma cimeira de alto nível, incluindo membros da família real britânica, e ao longo das duas semanas vão participar mais de 25 mil participantes, entre políticos, especialistas e negociadores nacionais.

Mas o evento também vai atrair muitos milhares de ativistas para eventos à margem da conferência e são esperados protestos nas ruas, tendo alguns grupos prometido intervenções especiais destinadas a levar os políticos a agir contra as alterações climáticas. 

O grupo Extinction Rebellion prometeu apoiar "ações disruptivas" durante a COP26, à semelhança das ocupações de estradas e espaços públicos realizadas desde 2019. 

A principal manifestação está prevista para 06 de novembro, designado como Dia Mundial pela Justiça Climática pela Coligação COP26, que junta cerca de 100 organizações e espera mobilizar pelo menos 100.000 manifestantes. 

Um cortejo está previsto para começar em Kelvingrove Park ao meio-dia e seguir pelas ruas da cidade até Glasgow Green.

Além de comboio e autocarro, alguns manifestantes pretendem viajar até Glasgow de bicicleta ou a pé de várias partes do Reino Unido e do estrangeiro.

A enorme operação de segurança envolve especialistas em combate ao terrorismo, agentes armados, polícias a cavalo, equipas de busca com cães e unidades em barcos e helicópteros.

O subchefe Will Kerr garantiu que a Polícia da Escócia está bem preparada e prometeu uma "resposta policial apropriada a quaisquer protestos", mas sem impedir manifestações autorizadas.

"Aqueles que desejam protestar têm a responsabilidade de fazê-lo dentro da lei e gostaria de lembrar à pequena minoria de pessoas que podem ter a intenção de cometer desordem violenta ou de causar danos que iremos lidar com eles com rapidez e vigor", avisou.

O Reino Unido é o anfitrião e preside, em parceria com a Itália, à conferência, que vai procurar pôr em prática as compromissos do Acordo de Paris, alcançado em 2015, sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, para limitar o aquecimento global a dois graus celsius, de preferência a 1,5 graus, acima dos valores da era pré-industrial. 

Leia Também: COP26: Países desenvolvidos só deverão conseguir cumprir objetivo em 2023

Recomendados para si

;
Campo obrigatório