Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

México terá "prudência" com nova onda de migrantes que ruma aos EUA

O chefe da diplomacia mexicano garantiu hoje que o Governo atuará com "prudência" ante a nova caravana de migrantes que saiu do sul do México com destino aos EUA, sublinhando, porém, que Washington não os deixará cruzar a fronteira.

México terá "prudência" com nova onda de migrantes que ruma aos EUA
Notícias ao Minuto

20:31 - 25/10/21 por Lusa

Mundo Migrações

"Vamos agir com prudência, em respeito pela lei e pelos direitos humanos, mas queremos dizer que eles estão a enganar as pessoas, porque não é verdade que [na fronteira] os deixem passar para os Estados Unidos", disse Marcelo Ebrard numa conferência de imprensa na Cidade do México.

A caravana, formada por milhares de migrantes, partiu sábado da cidade de Tapachula, no Estado de Chiapas, na fronteira com a Guatemala, e pretende seguir rumo à Cidade do México, de onde sairá com destino aos Estados Unidos. 

O ministro dos Negócios Estrangeiros mexicano adiantou que, na caravana, há muitas crianças e garantiu que tanto o Instituto Nacional de Migrações (INM) como os demais órgãos vão atuar com prudência para que "não haja atritos". 

Ebrard reiterou a posição do México de que, para enfrentar o fenómeno migratório, "é necessária uma solução de fundo" que aborde as causas da migração forçada e lembrou que está a trabalhar nesse sentido com os Estados Unidos. 

A região enfrenta um fluxo sem precedentes de migrantes, com 147.000 indocumentados detetados pelo México de janeiro a agosto deste ano, o triplo de 2020. 

Além disso, no último ano fiscal, o número de prisões na fronteira dos Estados Unidos com o México atingiu números nunca vistos, com mais de 1,7 milhões de imigrantes detetados pela Alfândega e pela polícia de fronteiras.

Leia Também: Migrações: Milhares em nova marcha no México para tentar chegar aos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório