Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Singapura vai exigir no próximo ano testes a trabalhadores não vacinados

Devem apresentar um teste de antigénio negativo, válido por 24 horas.

Singapura vai exigir no próximo ano testes a trabalhadores não vacinados
Notícias ao Minuto

15:12 - 25/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Os trabalhadores em Singapura que não tenham sido vacinados contra a Covid-19 ou não tenham tido a doença recentemente devem apresentar um teste de antigénio negativo, válido por 24 horas, a partir do próximo ano, informaram as autoridades locais.

A partir de 1 de janeiro, apenas aqueles que tenha o esquema vacinal completo ou que tenham tido a doença nos 270 dias anteriores poderão regressar aos seus empregos sem requisitos especiais, disse o Ministério do Trabalho num comunicado, citado pela Efe.

Os demais trabalhadores terão de apresentar testes negativos e de os pagar do próprio bolso. Além disso, a testagem deverá ser feita fora do horário de trabalho para serem apresentadas no início do dia seguinte.

Até agora, as autoridades da cidade-estado inocularam 96% dos trabalhadores, mas ainda há 113 mil não vacinados, dos quais cerca de 14 mil têm 60 anos ou mais.

Ao momento, muitos funcionários estão a trabalhar à distância no país, mas as autoridades querem voltar à normalidade de forma gradual a partir de novembro. Para quem não possa ser vacinado por motivos médicos, o Ministério propõe que continuem em teletrabalho, se possível, ou que apresentem os testes diários. 

No entanto, alertam que os restantes podem ficar de baixa sem remuneração ou, até mesmo, ser demitidos. “Se a rescisão do contrato se dever à impossibilidade do trabalhador estar no seu local de trabalho para cumprir as suas responsabilidades contratuais, será considerado despedimento com justa causa”, afirmam a tutela.

Desde o início da pandemia, as autoridades de Singapura detetaram 169 mil infeções por Covid-19, incluindo 300 mortes, e vacinaram mais de 82% da população. 

Leia Também: Singapura abre território a pessoas vacinadas de oito países

Recomendados para si

;
Campo obrigatório