Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Agência de Medicamentos da UE inicia revisão contínua de medicamento

Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou hoje uma revisão contínua de um medicamento oral do laboratório americano Merck para tratar a covid-19 em adultos.

Agência de Medicamentos da UE inicia revisão contínua de medicamento
Notícias ao Minuto

13:39 - 25/10/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"O comité de medicamentos para uso humano iniciou uma revisão contínua do molnupiravir, medicamento antiviral oral (também conhecido como MK 4482 ou Lagevrio), desenvolvido pela Merck Sharp & Dohme em colaboração com a Ridgeback Biotherapeutics para o tratamento da covid-19 em adultos", segundo um comunicado da EMA.

A decisão do comité de iniciar a revisão contínua baseia-se em resultados preliminares de estudos laboratoriais e clínicos sugerindo que o medicamento pode reduzir a capacidade de o SARS-CoV-2 (o vírus que causa a covi-19) se multiplicar no corpo, impedindo assim a hospitalização ou morte em doentes com a doença.

A EMA irá avaliar mais dados sobre a qualidade, segurança e eficácia do medicamento. A avaliação contínua continuará até que estejam disponíveis provas suficientes para que a empresa apresente um pedido formal de autorização de comercialização.

Nos estudos já realizados, quando administrado poucos dias após um teste positivo, o medicamento reduz para metade o risco de hospitalização e morte, de acordo com um ensaio clínico conduzido pela Merck, também conhecido como MSD fora dos EUA.

A agência avaliará ainda a conformidade do molnupiravir com as normas habituais da UE em matéria de eficácia, segurança e qualidade.

Uma revisão contínua é um instrumento regulador que a EMA utiliza para acelerar a avaliação de um medicamento ou vacina promissora durante uma emergência de saúde pública, sendo os dados revistos à medida que estes se tornam disponíveis a partir de estudos em curso.

A covid-19 provocou pelo menos 4.941.032 mortes em todo o mundo, entre mais de 243,27 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse, divulgado na sexta-feira.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.133 pessoas e foram contabilizados 1.085.138 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Leia Também: Covid-19: EMA vai iniciar exame contínuo de medicamento da Merck

Recomendados para si

;
Campo obrigatório