Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Sudão: Estados Unidos expressam preocupação sobre endurecimento militar

Os Estados Unidos expressaram "profunda inquietação" sobre a vaga de prisões de dirigentes civis levadas hoje a cabo pelas forças militares do Sudão.

Sudão: Estados Unidos expressam preocupação sobre endurecimento militar
Notícias ao Minuto

08:22 - 25/10/21 por Lusa

Mundo Golpe

Os anúncios sobre a tomada do poder pelos militares "vão contra a declaração constitucional (que determinou a transição do país" e as "aspirações democráticas do povo do Sudão", disse o emissário norte-americano para o Corno de África, Jeffrey Feltman.

As últimas informações dão conta da prisão do primeiro-ministro sudanês, Abdallah Hamdok, que foi preso depois de se ter recusado a apoiar o "golpe de Estado", disse o Ministério da Informação do Sudão.

???????As detenções acontecem após semanas de tensão entre as autoridades de transição civil e militar.

O serviço de internet foi cortado em todo o país, enquanto manifestantes se concentravam nas ruas de Cartum para protestaram contra a vaga de prisões.

Estes acontecimentos ocorrem dois dias após uma fação sudanesa que pedia uma transferência de poder para o Governo civil ter advertido sobre a preparação de um golpe de Estado.

O Sudão tem estado numa transição precária marcada por divisões políticas e lutas pelo poder desde a expulsão do Presidente, Omar al-Bashir, em abril de 2019.

Leia Também: Primeiro-ministro do Sudão detido e pressionado a apoiar golpe

Recomendados para si

;
Campo obrigatório