Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Cerca de 370 migrantes da Líbia resgatados do Mediterrâneo

Cerca de 370 migrantes provenientes da Líbia foram resgatados, neste fim de semana, no Mediterrâneo e repatriados, apesar de o país ser considerado inseguro, revelou hoje a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Cerca de 370 migrantes da Líbia resgatados do Mediterrâneo
Notícias ao Minuto

23:33 - 24/10/21 por Lusa

Mundo ACNUR

De acordo com o ACNUR, no sábado foram intercetadas 198 pessoas em duas embarcações pneumáticas, e reencaminhadas para os portos de Tripoli e Zawara, na Líbia, com destino a centros de detenção.

Na madrugada de hoje foram localizados outros 116 migrantes, entre os quais 20 mulheres e sete crianças, numa embarcação, e foram transportados também para a capital líbia.

Hoje de manhã as autoridades intercetaram um terceiro grupo de 56 migrantes, provenientes de Zawara e reconduzidos a Tripoli, que tiveram de ser assistidos por ferimentos ligeiros e sintomas de hipotermia.

No Mediterrâneo permanece o barco "Geo Barents", da organização Médicos Sem Fronteiras, com 296 migrantes resgatados dos últimos dias, e que aguarda autorização de algum país para atracar.

Segundo a Organização Internacional das Migrações, só este ano mais de 26.000 pessoas foram resgatadas das águas do Mediterrâneo e devolvidas à Líbia, o que representa o dobro dos dados de 2020.

Este ano, cerca de 1.100 pessoas foram dadas como mortas ou desaparecidas em contexto migratório.

Leia Também: Ministro alemão diz que "é legítimo" proteger fronteiras com muros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório