Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Covid-19: PR moçambicano volta a aliviar restrições 

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, aliviou hoje o horário do recolher obrigatório noturno e outras restrições relacionadas com prevenção da covid-19, acompanhando o abrandamento de todos os indicadores epidemiológicos.

Covid-19: PR moçambicano volta a aliviar restrições 
Notícias ao Minuto

19:29 - 24/10/21 por Lusa

Mundo Covid-19

As medidas entram em vigor esta segunda-feira e até dia 20 de dezembro.

O recolher obrigatório em vigor nas principais cidades do país vai decorrer das 00:00 às 04:00 (23:00 às 03:00 em Lisboa), quando antes vigorava a partir das 23:00, anunciou numa comunicação à nação.

Nyusi declarou ainda um alargamento de horários de espaços comerciais e o aumento de capacidade de piscinas, teatros, cinemas, auditórios, locais de culto, museus, bem como de eventos sociais e privados.

Os bares passam também a poder abrir até às 21:00

O chefe de Estado manteve o encerramento de algumas praias onde havia grandes concentrações, lista à qual acrescentou uma praia fluvial: o areal do rio Revuboe, na capital provincial de Tete.

Já antes estavam fechadas as praias da Costa do Sol, Catembe, Ponta do Ouro e Macaneta, na província de Maputo e ainda de Bilene, Xai-Xai, Barra, Tofo e Guinjata, no sul.

Na zona centro, estão encerradas as praias de Ponta Gêa, Estoril e Macuti, na cidade da Beira, Zalala, na cidade de Quelimane e, no norte, as praias Fernão Veloso, na cidade de Nacala, e Wimbe, Marrenganhe, Sagal e Inos, na província de Cabo Delgado.

O Presidente moçambicano justificou as medidas com o atual cenário: "os indicadores epidemiológicos estão nos níveis mais baixos de alerta" e são igualmente favoráveis "nos países vizinhos".

Moçambique tem um total acumulado de 1.928 mortos e 151.225 casos, dos quais 98% recuperados e 11 internados.

Leia Também: Covid-19: Moçambique conta cinco casos, sem registo de mortes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório