Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Província no Burkina Faso encerra escolas devido à presença 'jihadista'

A província de Tapoa, na região oriental do Burkina Faso, está "privada de escolas e isolada do resto do país" devido à presença de grupos 'jihadistas', disse hoje o porta-voz de um movimento juvenil na região. 

Província no Burkina Faso encerra escolas devido à presença 'jihadista'
Notícias ao Minuto

17:23 - 22/10/21 por Lusa

Mundo Burkina Faso

"Desde segunda-feira que todas as escolas da província de Tapoa estão fechadas", disse o porta-voz do movimento estudantil, Marcel Ouoba, numa conferência de imprensa.

"A administração, que era quase inexistente em várias comunas da província, está agora a tentar chegar a Fada N'Gourma", a capital da região oriental, acrescentou o jovem.

É "impossível" para o presidente e o seus funcionários abandonarem a cidade, "porque os terroristas tornaram-se senhores do lugar e controlam todas as entradas e saídas em busca das forças de defesa e segurança, funcionários públicos, alunos e vários líderes comunitários", explicou Ouoba.

O presidente da câmara de uma comuna da província confirmou, sob condição de anonimato, "o encerramento de escolas" em várias localidades, citando Kantchari, Logoubou e Botou (na província de Tapoa). "A atual situação de segurança na nossa região está a causar psicose generalizada na maioria das áreas", acrescentou.

A província de Tapoa, com as suas oito comunas, está "isolada" do resto do país porque se tornou "o ninho dos terroristas", disse Marcel Ouoba, acrescentando que "toda a província, de mais de 14.572 quilómetros quadrados, está nas mãos de forças do mal".

"As aldeias têm sido sucessivamente ocupadas por terroristas, à vista de todos. Hoje, o Estado já não controla nada na província", declarou.

"Precisamos de ajuda humanitária para as pessoas que ainda lá se encontram. Precisamos que as nossas escolas reabram e que o Estado volte a ocupar os edifícios da administração", defendeu o porta-voz do movimento juvenil.

De acordo com um relatório oficial publicado no início de outubro pelo Ministério da Educação, citado pela agência de notícias France-Presse, 2.244 escolas estão fechadas em todo o país devido à instabilidade. Estes encerramentos afetaram 304.567 alunos, incluindo 148.046 raparigas, e 12.480 professores (sendo 4.568 mulheres). 

O Burkina Faso tem enfrentado ataques cada vez mais frequentes e mortais por parte de grupos 'jihadistas' afiliados ao Estado Islâmico e à Al-Qaida desde 2015.

Estes ataques já mataram cerca de 2.000 pessoas e forçaram a fuga de 1.4 milhões de pessoas.

Leia Também: Burkina Faso assinala 34.º aniversário da morte de Thomas Sankara

Recomendados para si

;
Campo obrigatório