Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 15º

Edição

Nigéria anuncia morte de novo líder de grupo extremista

As forças de segurança da Nigéria anunciaram hoje a morte do novo líder de um grupo extremista ligado ao grupo Estado Islâmico acusado de matar centenas no país e nos países vizinhos da região.

Nigéria anuncia morte de novo líder de grupo extremista
Notícias ao Minuto

16:42 - 22/10/21 por Lusa

Mundo Nigéria

O conselheiro da segurança nacional da Nigéria, Babagana Monguno, citado pela agência Associated Press (AP), afirmou que Malam Bako, que recentemente sucedeu a Abu Musab al-Barnawi na liderança do grupo Estado Islâmico na África Ocidental (Iswap), foi "neutralizado" pelas tropas no início da semana.

A morte de Bako, que ainda não foi confirmada de forma independente nem pelo Iswap, configura-se como mais um duro golpe para o grupo, depois de as forças nigerianas terem anunciado, na semana passada, a morte de al-Barnawi.

Os alegados assassinatos de al-Barnawi e de Bako reorientou a atenção para o conflito no nordeste da Nigéria, iniciada pelo grupo Boko Haram há 12 anos.

Desde a morte, em maio, do líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, os confrontos entre o seu grupo e o Iswap tornaram-se recorrentes, tendo o governador da região do Extremo Norte dos Camarões, Midjiyawa Bakari, mencionado uma "clara mudança".

Os militares nigerianos anunciaram recentemente que cerca de 6.000 militares se renderam após a morte de Shekau.

Há três anos, a 01 de março de 2018, os combatentes do Iswap atacaram uma base da ONU em Rann, uma cidade do nordeste da Nigéria, matando três funcionários e raptando outro.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento estima que o conflito no nordeste da Nigéria tenha provocado 350.000 mortes, sendo 314.000 por causas indiretas.

Leia Também: Sobe para 43 número de mortos em novo ataque a um mercado na Nigéria

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório