Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Suspeito da morte de deputado conservador britânico será julgado em março

O suspeito do homicídio do deputado conservador britânico David Amess, considerado pela polícia como um ato terrorista, irá ser julgado em março do próximo ano, anunciou hoje um juiz em Londres.

Suspeito da morte de deputado conservador britânico será julgado em março
Notícias ao Minuto

16:22 - 22/10/21 por Lusa

Mundo Reino Unido

Acusado quinta-feira do assassínio e de preparação de atos terroristas, Ali Harbi Ali, 25 anos, compareceu, por videoconferência, no Tribunal Criminal de Old Bailey, em Londres. 

O juiz Nigel Sweeney marcou a próxima audiência pré julgamento para 05 de novembro, fixando para 07 de março de 2022 a data provisória para o início do julgamento.

David Amess, 69 anos, pai de cinco filhos, foi morto com vários golpes de uma faca a 15 deste mês enquanto conversava com eleitores numa igreja metodista em Leigh-on-Sea, 60 quilómetros a leste de Londres.

A polícia de Essex anunciou no mesmo dia a detenção de um homem, mais tarde identificado como o britânico Ali Harbi Ali, de 25 anos e ascendência somali.

Na quinta-feira, o homem foi acusado formalmente pela morte de Amess com base na Lei de Terrorismo.

A morte de Amess chocou o país, lembrando o trauma do assassínio do deputado trabalhista Jo Cox, em junho de 2016, por um extremista de direita. 

Segundo a imprensa britânica, Harbi Ali, nado e criado em Londres, cumpriu um pequeno programa de combate à radicalização, sem, porém, ser considerado um risco pelos serviços de segurança. 

A polícia citou "uma motivação potencial ligada ao extremismo islâmico", enquanto a acusação fala de "motivações religiosas e ideológicas". 

Nos últimos anos, o Reino Unido tem sido palco de vários ataques com facas perpetrados por 'jihadistas', alguns reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI). 

Até agora, o assassínio de Amess não foi reivindicado.

Leia Também: Família agradece "homenagens". Suspeito é filho de ex-assessor da Somália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório