Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Membros da NATO desenvolvem primeiro fundo de inovação em defesa

Dezassete países europeus da NATO, incluindo Portugal, deram hoje luz verde ao primeiro fundo de inovação da Aliança, com o qual pretendem investir 1.000 milhões de euros em projetos de tecnologia de defesa de ponta.

Membros da NATO desenvolvem primeiro fundo de inovação em defesa
Notícias ao Minuto

15:09 - 22/10/21 por Lusa

Mundo NATO

Bélgica, República Checa, Espanha, Estónia, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia e Reino Unido assinaram a criação do fundo, numa cerimónia presidida pelo secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, à margem de uma reunião dos ministros da Defesa da Aliança.

Com esta iniciativa, a NATO pretende manter-se na vanguarda do estado da arte em termos de tecnologia, investindo em projetos de dupla utilização (civil e militar) e facilitando a "cooperação estreita e confiável" com os quem desenvolve a tecnologia de defesa.

Juntamente com o Acelerador de Inovação de Defesa para o Atlântico Norte (DIANA), este fundo de inovação apoiará o "desenvolvimento de uma comunidade transatlântica de inovação".

"Como parte do DIANA, os parceiros estão comprometidos em fornecer uma rede de centros de teste de tecnologia e locais de aceleração em toda a Aliança, para melhor aproveitar a inovação civil para nossa segurança e fortalecer o vínculo tecnológico entre a Europa e a América do Norte", disse Stoltenberg, em conferência de imprensa, no final da reunião ministerial.

A ideia de lançar este fundo e o projeto DIANA surgiram na última cimeira de líderes aliados em Bruxelas, em junho passado.

Desde então, vários países aliados ofereceram-se para acolher as sedes ou centros de teste que criarão uma rede entre a Europa e a América do Norte.

A NATO espera que ambas as iniciativas estejam plenamente em vigor até à próxima cimeira dos aliados, que terá lugar em junho de 2022, em Madrid.

"Precisamos de ter a certeza de que os aliados podem operar as diferentes tecnologias sem problemas", explicou o secretário-geral.

Stoltenberg indicou que nesta reunião ministerial os aliados também definiram a primeira estratégia de inteligência artificial da NATO, que estabelecerá padrões para uma utilização responsável dessa tecnologia, em linha com a legislação internacional, e que lhes permitirá enfrentar as ameaças que ela representa nas mãos de adversários.

Leia Também: EUA informam aliados sobre os planos de rever o seu arsenal nuclear

Recomendados para si

;
Campo obrigatório