Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Pelo menos 10 mortos em confrontos com exército colombiano

Pelo menos 10 dissidentes de um grupo de guerrilha foram mortos em confrontos com o exército colombiano numa zona rural do departamento de Cauca, no sudoeste do país, disseram na quinta-feira fontes militares.

Pelo menos 10 mortos em confrontos com exército colombiano
Notícias ao Minuto

07:41 - 22/10/21 por Lusa

Mundo Cauca

O comandante da terceira divisão do exército colombiano, general John Jairo Rojas, disse que os dissidentes mortos integravam do grupo dissidente das ex-Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), conhecido como "Frente Carlos Patiño", que opera naquela região.

O responsável indicou que quatro pelotões foram destacados para a área para evitar que os dissidentes entrassem em conflito com a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN), o que poderia resultar em ataques contra a população civil e causar "mais homicídios, insegurança na área, deslocações".

As tropas foram enviadas para as aldeias de Sinaí e de El Plateado, ambas no município de Argelia, para "iniciar operações profundas e derrotar estas estruturas dedicadas ao tráfico de droga".

Grupos de tráfico de droga, dissidentes das FARC e o ELN estão presentes na região de Cauca, onde se confrontam em várias zonas de cultivo ilegal de coca e marijuana, bem como pela extração ilegal, numa área que é também um corredor chave para a circulação de mercadorias ilegais.

Leia Também: Haiti. Colombiano suspeito de matar Jovenel Moise detido na Jamaica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório