Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Líder de gangue haitiano que sequestrou missionários ameaça matá-los

O líder do gangue 400 Mawozo, que sequestrou 17 membros de um grupo missionário no Haiti, surgiu hoje num vídeo dizendo que matará os reféns se o resgate que pediu não for pago.

Líder de gangue haitiano que sequestrou missionários ameaça matá-los
Notícias ao Minuto

19:20 - 21/10/21 por Lusa

Mundo Haiti

O vídeo, divulgado nas redes sociais, mostra Wilson Joseph envergando um fato azul, um chapéu azul e usando um grande crucifixo ao pescoço.

"Juro por tudo que, se não receber o que estou a pedir, meto uma bala nas cabeças destes americanos", afirmou no vídeo.

O sequestrador ameaçou também o primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, e o chefe da polícia nacional do Haiti, Léon Charles, na mensagem transmitida no vídeo, em que falava em frente de caixões que aparentemente continham vários membros do seu gangue que foram recentemente mortos.

"Vocês fazem-me chorar. Eu choro água. Mas vou fazer-vos chorar sangue", declarou.

Na quarta-feira, as autoridades indicaram que o gangue estava a exigir o pagamento de um milhão de dólares (cerca de 900 mil euros) por pessoa, embora não tenha ficado claro se tal incluía as cinco crianças do grupo de reféns, uma das quais com oito meses.

Os 16 cidadãos norte-americanos e um canadiano pertencentes à associação missionária Christian Aid Ministries foram sequestrados no sábado, juntamente com o seu motorista haitiano, quando regressavam de uma visita a um orfanato.

Os sequestros no Haiti, que acontecem de forma indiscriminada desde 2020 e aumentaram em 2021, tornaram-se uma fonte de financiamento dos grupos armados que controlam muitos bairros da capital haitiana, Port-au-Prince, e outras zonas do país. O 400 Mawozo é apontado como um dos gangues mais perigosos.

Leia Também: Gangue que sequestrou 17 pessoas no Haiti exige um milhão por cabeça

Recomendados para si

;
Campo obrigatório