Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Afeganistão. Cabul sem luz após explosão em poste de alta tensão

Cabul mergulhou hoje à noite, hora local, após uma explosão que destruiu um pilar da linha de alta tensão que abastece a capital afegã, anunciou a companhia nacional de eletricidade. 

Afeganistão. Cabul sem luz após explosão em poste de alta tensão
Notícias ao Minuto

18:13 - 21/10/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

"Uma explosão destruiu um poste de eletricidade na área de Qala Murad Beg, na região de Cabul, e cortou uma linha de 220 quilovátios. Como resultado o fornecimento [de energia elétrica] foi interrompido em Cabul e noutras áreas", divulgou a empresa num comunicado.

O corte ocorreu por volta das 18:00 locais (14:30 em Lisboa), quando já estava escuro, mergulhando a cidade na escuridão, exceto nos poucos prédios equipados com geradores. 

A origem da explosão é ainda desconhecida. 

No entanto, se for um ataque reivindicado pelo grupo 'jihadista' Estado islâmico, empenhado numa campanha para desestabilizar o novo regime de Cabul, será mais um sinal de que os talibãs são vítimas das suas velhas táticas. 

Os talibãs, ao liderarem a insurgência contra o governo afegão e as forças aliadas, usaram repetidamente este método.

Para o fornecimento de eletricidade, o Afeganistão, país devastado pela guerra há 20 anos, depende em cerca de três quartos dos países vizinhos, principalmente do Uzbequistão e do Tajiquistão.

Desde que os talibãs assumiram o poder, em meados de agosto, o regime privado de ajuda internacional deve aos seus parceiros entre 60 milhões e 90 milhões de dólares (entre 51,5 milhões e 77,3 milhões de euros), segundo estimativas.

Leia Também: Afeganistão: Rússia, China e Irão defendem cooperação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório