Meteorologia

  • 28 NOVEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 7º MÁX 14º

Edição

Parlamento Europeu apoia parcerias europeias na investigação e inovação

O Parlamento Europeu deu hoje parecer favorável à nova geração de parcerias europeias no âmbito do programa Horizonte Europa de investigação e inovação, num montante global de 20 mil milhões de euros.

Parlamento Europeu apoia parcerias europeias na investigação e inovação
Notícias ao Minuto

15:15 - 21/10/21 por Lusa

Mundo UE

A posição da assembleia foi expressa através da aprovação, durante a sessão plenária que decorre em Estrasburgo, de um relatório da eurodeputada portuguesa Maria da Graça Carvalho (PSD) sobre as novas parcerias público-privadas, em nove diferentes domínios, designadamente saúde global, a iniciativa saúde inovadora, tecnologias digitais essenciais (incluindo 5G e 6G), Europa circular de base biológica, hidrogénio limpo, aviação limpa, setor ferroviário europeu, investigação sobre a gestão do tráfego aéreo no Céu Único Europeu e redes e serviços inteligentes.

Em conjunto, estas parcerias têm por objetivo acelerar a transição para uma Europa verde, ecológica e digital, bem como tornar a indústria europeia mais resiliente e competitiva, estando previsto que a UE invista 10 mil milhões de euros, acompanhados por investimentos pelo menos equivalentes dos parceiros privados, atingindo-se assim um investimento global na ordem dos 20 mil milhões de euros.

Graça Carvalho, cujo relatório foi aprovado com 624 votos a favor, 39 contra e 33 abstenções, sublinhou a importância destas parcerias, abrangidas num ato único simplificado, dando "um simples exemplo" para "quem pensa que tudo isto é retórica e boas intenções".

"Há dias, a Organização Mundial de Saúde aprovou pela primeira vez o uso de uma vacina contra a malária em crianças de países da África subsariana. A vacina em causa foi desenvolvida graças ao forte envolvimento direto e indireto, da parceria EDCTP, agora chamada de Saúde Global, a qual, não só continuará, como sairá reforçada neste ato único. Este é um exemplo do extraordinário potencial destas iniciativas, e estou certa de que outros se seguirão", afirmou, durante o debate em plenário.

Leia Também: Clima: Parlamento Europeu apela a ação mundial imediata

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório