Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Jordânia interceta pela primeira vez 'drone' com drogas da Síria

O exército da Jordânia intercetou na fronteira com a Síria um avião não tripulado carregado de droga que os contrabandistas tentavam fazer entrar no reino, utilizando pela primeira vez um 'drone', indicaram hoje as forças armadas.

Jordânia interceta pela primeira vez 'drone' com drogas da Síria
Notícias ao Minuto

13:29 - 21/10/21 por Lusa

Mundo Pandemia

"O exército jordano conseguiu controlar o 'drone' e derrubá-lo" na fronteira nordeste do país e, "após inspecionar a área, encontrou vários narcóticos", refere um comunicado divulgado pela instituição na Internet.

A nota não dá mais pormenores sobre a operação ou a droga encontrada, mas a Jordânia é ponto de destino e de passagem para o tráfico de drogas, sobretudo o Captagon, uma anfetamina que inibe a sensação de medo e de fadiga, conhecida como a "droga dos 'jihadistas'".

O exército jordano já intercetou dezenas de carregamentos de drogas à entrada na fronteira com a Síria, mas esta foi a primeira vez que detetou a utilização de 'drones' para o contrabando.

A Síria tornou-se um centro de produção de drogas devido à instabilidade no país decorrente da guerra desencadeada em 2011 e exporta para todos os seus vizinhos através das fronteiras porosas com o Iraque, Líbano, Jordânia e Turquia, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório