França anuncia morte de importante líder 'jihadista' no Mali

Um proeminente líder 'jihadista' do grupo terrorista Unification for the Victory of Islam and Muslims (RVIM), no Mali, morreu após um ataque militar francês, anunciou hoje o Ministério da Defesa da França.

NÃO USAR

© iStock

Lusa
21/10/2021 11:38 ‧ 21/10/2021 por Lusa

Mundo

Mali

 

Trata-se de Nasser al Tergui, considerado o número dois da Katiba Gourma-Serma, um dos cinco grupos operacionais que compõem o RVIM, que é filiado na Al-Qaida, de acordo com uma declaração da Defesa francesa.

A mesma fonte acrescentou que Al Tergui especializou-se na colocação de minas e engenhos explosivos e tinha "uma aura importante dentro da RVIM".

A morte de Al Tergui ocorreu no sábado, poucos dias após a operação militar francesa de combate ao terrorismo islamita na região do Sahel, em África, ter detetado um veículo suspeito com cinco ocupantes, a cerca de 100 quilómetros de Gossi, no centro do Mali.

Depois de confirmar a presença de Al Tergui no interior, juntamente com outros membros da RVIM, os militares franceses tentaram intercetar o veículo, que se recusou a parar, pelo que foi lançado um ataque aéreo, destruindo-o e matando os seus cinco ocupantes, refere a declaração.

 

Leia Também: Ataque terrorista no Níger matou três polícias e feriu sete

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas