Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Médicos transplantaram rim de porco para um humano pela 1ª. vez nos EUA

Órgão não foi introduzido no corpo, mas sim ligado a um par de grandes vasos sanguíneos, mantendo-se no exterior. Foi dado mais um passo para que a transplantação animal-humano seja possível.

Médicos transplantaram rim de porco para um humano pela 1ª. vez nos EUA
Notícias ao Minuto

16:16 - 20/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Transplante

Foi, pela primeira vez, possível transplantar temporariamente um rim de porco para um corpo humano com sucesso. A cirurgia ocorreu no hospital New York University Langone, no estado norte-americano de Nova Iorque, e foi dirigida pelo médico Robert Montgomery, avança a Associated Press (AP).

O órgão foi testado numa paciente que se encontrava em morte cerebral, após a família ter dado a aprovação para a experiência e dois dias antes de o suporte vital ser desligado.

A mulher queria doar os seus órgãos, mas como estes não eram adequados para uma 'doação tradicional', a família considerou que havia, nesta experiência "a possibilidade de fazer algo de bom".

O rim não foi introduzido no corpo, mas sim ligado a um par de grandes vasos sanguíneos, mantendo-se no exterior. Desta forma, os médicos puderam apreciar o funcionamento deste e ir recolhendo informações ao longo de todo o processo.

O órgão, conta a AP, fez exatamente o que deveria: filtrar impurezas e produzir urina. "Teve um funcionamento absolutamente normal. Não houve a rejeição imediata que temíamos", explicou Robert Montgomery.

Uma das preocupações prendia-se com o facto de as células dos suínos terem um 'açúcar' que é estranho ao corpo humano e que causa imediata rejeição do órgão. Contudo, neste caso, o porco tinha sido geneticamente modificado para que esse 'componente' fosse eliminado.

Este é um novo (e inédito) passo rumo aos esforços que a ciência tem vindo a desenvolver no sentido de se poder utilizar órgãos de animais para humanos que os necessitem. E, até, salvar vidas. 

Leia Também: Hospital recusa transplante de rim a doente não vacinada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório