Meteorologia

  • 06 DEZEMBRO 2021
Tempo
17º
MIN 9º MÁX 18º

Edição

Médicos transplantaram rim de porco para um humano pela 1ª. vez nos EUA

Órgão não foi introduzido no corpo, mas sim ligado a um par de grandes vasos sanguíneos, mantendo-se no exterior. Foi dado mais um passo para que a transplantação animal-humano seja possível.

Médicos transplantaram rim de porco para um humano pela 1ª. vez nos EUA

Foi, pela primeira vez, possível transplantar temporariamente um rim de porco para um corpo humano com sucesso. A cirurgia ocorreu no hospital New York University Langone, no estado norte-americano de Nova Iorque, e foi dirigida pelo médico Robert Montgomery, avança a Associated Press (AP).

O órgão foi testado numa paciente que se encontrava em morte cerebral, após a família ter dado a aprovação para a experiência e dois dias antes de o suporte vital ser desligado.

A mulher queria doar os seus órgãos, mas como estes não eram adequados para uma 'doação tradicional', a família considerou que havia, nesta experiência "a possibilidade de fazer algo de bom".

O rim não foi introduzido no corpo, mas sim ligado a um par de grandes vasos sanguíneos, mantendo-se no exterior. Desta forma, os médicos puderam apreciar o funcionamento deste e ir recolhendo informações ao longo de todo o processo.

O órgão, conta a AP, fez exatamente o que deveria: filtrar impurezas e produzir urina. "Teve um funcionamento absolutamente normal. Não houve a rejeição imediata que temíamos", explicou Robert Montgomery.

Uma das preocupações prendia-se com o facto de as células dos suínos terem um 'açúcar' que é estranho ao corpo humano e que causa imediata rejeição do órgão. Contudo, neste caso, o porco tinha sido geneticamente modificado para que esse 'componente' fosse eliminado.

Este é um novo (e inédito) passo rumo aos esforços que a ciência tem vindo a desenvolver no sentido de se poder utilizar órgãos de animais para humanos que os necessitem. E, até, salvar vidas. 

Leia Também: Hospital recusa transplante de rim a doente não vacinada

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;
Campo obrigatório