Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Parlamento romeno rejeita governo de primeiro-ministro reformista

O parlamento romeno rejeitou hoje a investidura do governo proposta pelo candidato a primeiro-ministro Dacian Ciolos, um reformista que procurou apoio parlamentar após ser indigitado pelo presidente, Klaus Iohannis, para formar novo Executivo.

Parlamento romeno rejeita governo de primeiro-ministro reformista
Notícias ao Minuto

13:06 - 20/10/21 por Lusa

Mundo Roménia

Ciolos - que já foi primeiro-ministro, Comissário Europeu para a Agricultura e que agora é líder do partido reformista USR-Plus (que integra o Grupo Renew Europe! no Parlamento Europeu) - foi apoiado por apenas 88 deputados, contra 184 que votaram contra.

"Independentemente do resultado da votação, independentemente da luta política, partilhamos os bons ou os maus resultados com os cidadãos. Estamos num momento de crise profunda", disse Ciolos.

Após esta rejeição, o chefe de Estado terá de confiar a outro candidato a formação de um novo Governo para substituir o atual gabinete interino que tomou posse depois de um voto de censura ter feito cair, este mês, a minoria do atual primeiro-ministro em exercício, Florin Citu, líder do Partido Nacional Liberal (PNL), de centro-direita.

A crise política começou no início de setembro, quando Citu demitiu o ministro da Justiça, por este se recusar a assinar um programa de desenvolvimento para o setor da sua pasta.

Para surpresa de todos, Iohannis encarregou Ciolos, que lidera o terceiro partido em número de lugares no Parlamento, para formar Governo, mesmo sabendo que este não tinha maioria suficiente para tomar posse como primeiro-ministro.

A maioria dos analistas romenos acredita que Iohannis quis humilhar Ciolos e forçar o seu partido a apoiar um candidato de centro-direita próximo do Presidente, na segunda tentativa para formar um governo na Roménia.

Se essa segunda tentativa também falhar, o Presidente tem ainda o poder de convocar novas eleições.

De acordo com as sondagens, o Partido Social-Democrata (PSD) será o grande beneficiado se houver eleições legislativas antecipadas.

O partido de Ciolos e o de Citu governaram em coligação na Roménia, de dezembro do ano passado até setembro, quando os parceiros minoritários do executivo abandonaram a aliança, devido a divergências com seus aliados maioritários (PNL).

O USR-Plus tem insistido na sua vontade de reeditar a coligação com o centro-direita, desde que o novo Governo não seja liderado por Citu, mas o PNL não aceita essa exigência.

Leia Também: Roménia transfere 50 pacientes para a Hungria após colapso hospitalar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório