Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 29º

Irmão de terrorista do Manchester Arena fugiu do Reino Unido

Ismail Abedi devia prestar depoimento esta quinta-feira, mas já não se encontra no país, tal como os pais.

Irmão de terrorista do Manchester Arena fugiu do Reino Unido
Notícias ao Minuto

22:11 - 19/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Manchester Arena

O irmão mais velho do homem-bomba que matou 22 pessoas no Manchester Arena, a 22 de maio de 2017, saiu do Reino Unido antes de prestar depoimento, esta quinta-feira, no inquérito público sobre o atentado terrorista.

De acordo com o Guardian, as autoridades desconfiam que Ismail Abedi fugiu do país e que não voltará para testemunhar.

Também o amigo de infância do terrorista, Ahmed Taghdi, tentou fugir, na segunda-feira, mas foi apanhado e detido pelas autoridades britânicas.

Tanto um como o outro receberam ordens judiciais para comparecer no inquérito, esta semana, de forma a responder a várias questões sobre a radicalização de Salman Abedi.

As autoridades britânicas descobriram que Ahmed Taghdi acompanhou o amigo numa visita à prisão ao terrorista Abdalraouf Abdallah, que tudo indica ser o responsável pela radicalização de Salman. Já Ismael foi apanhado com material de propaganda do Daesh no telemóvel. Ambos foram detidos depois de Salman ter-se feito explodir durante um concerto de Ariana Grande, matando 22 pessoas e ferido centenas.

Apesar disso, nenhum foi acusado de qualquer crime e ambos foram informados que tinham o direito de não responder a quaisquer perguntas que possam incriminá-los no inquérito público.

As autoridades acreditam que tanto Ismael como os pais, que também não quiseram colaborar com as autoridades britânicas, fugiram para a Líbia.

Já Ahmed deverá mesmo ser ouvido quinta-feira, como previsto. Quem também deverá prestar depoimento é Abdalraouf Abdallah, que se encontra já preso por terrorismo. Ambos são considerados testemunhas importantes no processo.

Leia Também: Assassínio de deputado britânico considerado "incidente terrorista"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório