Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Campanha eleitoral para as legislativas arranca no Japão

A campanha para as eleições gerais no Japão, no fim deste mês, arrancou hoje, durante a qual o atual primeiro-ministro, Kishida Fumio, do Partido Liberal Democrático (LDP), vai tentar renovar o mandato.

Campanha eleitoral para as legislativas arranca no Japão
Notícias ao Minuto

07:38 - 19/10/21 por Lusa

Mundo Japão

Em 31 de outubro, os eleitores japoneses vão ser chamados a escolher 456 representantes para a câmara baixa do parlamento (Dieta), para uma legislatura de quatro anos.

O ex-primeiro-ministro japonês Suga Yoshihide demitiu-se da liderança do LDP, no final de setembro, na sequência da pior vaga da pandemia de covid-19 no país, e a corrida à liderança do partido levou à eleição de Kishida, que assumiu a chefia do Governo nipónico, em 04 de outubro.

Suga, de 72 anos, chegou ao poder em setembro do ano passado para substituir Shinzo Abe, forçado a demitir-se por razões de saúde.

A popularidade de Suga caiu a pique devido à gestão da covid-19 no país e à decisão de realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Tóquio, este verão, contra a vontade da maioria da opinião pública japonesa.

Atualmente, o país já superou a pior vaga de casos, com uma taxa de vacinação superior a 65% da população.

Embora não seja o partido mais popular, o LDP governa o Japão desde o fim da Segunda Guerra Mundial, com exceção de um período de dez meses nos anos 1990 e de três anos, entre 2009 e 2011, e é apontado como o favorito à vitória, consolidando Kishida no cargo de primeiro-ministro.

Leia Também: Coreia do Norte dispara míssil balístico para o mar do Japão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório