Meteorologia

  • 02 DEZEMBRO 2021
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

Edição

EUA rejeitam participar nas negocições sobre Afeganistão em Moscovo

Os Estados Unidos da América (EUA) não vão participar nas negociações internacionais sobre o Afeganistão, agendadas para terça-feira em Moscovo, onde vão estar a Rússia, China e Paquistão, anunciou hoje o porta-voz da diplomacia norte-americana, Ned Price.

EUA rejeitam participar nas negocições sobre Afeganistão em Moscovo
Notícias ao Minuto

21:21 - 18/10/21 por Lusa

Mundo EUA

"Será uma honra participar neste fórum no futuro, mas não podemos participar nesta semana", disse aos jornalistas Ned Price.

Estas reuniões "já foram eficazes no passado. É simplesmente difícil, do ponto de vista logístico, participar nelas esta semana", adiantou, sem dar mais pormenores.

A Rússia vai receber uma delegação dos talibãs em Moscovo na quarta-feira, mas, no dia anterior, queria chegar a um acordo comum com os três países sobre o território afegão.

O Presidente russo, Vladimir Putin, está preocupado com as ambições do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) no Afeganistão, temendo que toda a área do flanco sul da Rússia possa ser desestabilizada.

O Estado Islâmico de Khorasan (IS-K), o grupo islâmico armado mais radical do Afeganistão, assumiu recentemente a responsabilidade por uma série de ataques com o objetivo de abalar o "emirado" proclamado pelos talibãs em agosto.

Leia Também: Governo EUA pede a Supremo para bloquear lei do Texas sobre aborto

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório