Meteorologia

  • 02 DEZEMBRO 2021
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 14º

Edição

Sicários matam seis pessoas num ataque a um bar no oeste do México

Vários homens armados mataram hoje seis homens a tiro e feriu outros dois num ataque a um bar no centro da cidade de Morelia, capital do Estado mexicano de Michoacán, anunciaram as autoridades locais.

Sicários matam seis pessoas num ataque a um bar no oeste do México
Notícias ao Minuto

17:18 - 18/10/21 por Lusa

Mundo México

A Procuradoria-Geral da República (FGE) de Michoacán adiantou que o ataque ocorreu às 04:30 hora local (08:30 de Lisboa) no bar Cantina 25, próximo da exclusiva área residencial e comercial conhecida como Las Americas. 

As primeiras investigações mostram que vários homens armados com metralhadoras entraram com violência e dispararam contra um grupo de clientes.

Após abrirem fogo, os presumíveis assassinos contratados puseram-se em fuga em pelo menos dois automóveis, que estão agora a ser procurados através do sistema de videovigilância local operado pela Secretaria de Segurança Pública de Michoacán.

No ataque, três homens morreram imediatamente, enquanto outros cinco foram transferidos em ambulâncias e veículos particulares para vários hospitais de Morelia, onde três das vítimas acabariam por não resistir aos ferimentos.

Uma das linhas de investigação do Ministério Público Estadual presume ter-se tratado de uma ação de vingança entre cartéis de drogas.

Em Michoacán operam os cartéis Jalisco Nueva Generación (CJNG), Los Caballeros Templarios e La Nueva Familia Michoacana, que lutam pelo controlo de atividades ilícitas, como sequestro, extorsão e outros crimes.

Agentes da Guarda Nacional, das polícias estadual e municipal, bem como do Exército mexicano estão a realizar uma série de operações em Morelia à procura do grupo armado. 

O México registou os dois anos mais violentos da sua história na primeira parte do Governo de Andrés Manuel López Obrador, com 34.681 vítimas assassinadas em 2019 e 34.557 em 2020. 

Leia Também: EUA vão abrir fronteiras terrestres com Canadá e México a vacinados

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório