Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2021
Tempo
11º
MIN 9º MÁX 15º

Edição

Polícia dispersa protesto contra passaporte sanitário em Trieste

A polícia italiana usou gás lacrimogéneo, jatos de água e carregou contra centenas de manifestantes para dispersar uma concentração de protesto no porto de Trieste contra o uso obrigatório do certificado sanitário da Covid-19.

Polícia dispersa protesto contra passaporte sanitário em Trieste
Notícias ao Minuto

13:06 - 18/10/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Os manifestantes, a maioria estivadores e funcionários do porto de Trieste mas também ativistas antivacinas concentravam-se desde que entrou em vigor, sexta-feira, a apresentação obrigatória do certificado sanitário em Itália.  

A concentração junto a uma das entradas do porto de Trieste, noroeste de Itália, não chegou a ser bloqueada pelos protestos mas a presença dos manifestantes atrasou a atividade portuária de forma significativa.

Os manifestantes de Trieste que estavam contra o uso obrigatório do passe sanitário usaram "Liberdade" como palavra de ordem durante o protesto.

Para dispersar o protesto, a polícia usou meios de força e acabou por carregar sobre os manifestantes que recusaram abandonar o local mostrando resistência. 

Algumas pessoas foram detidas pela polícia.

Os sindicatos - CGIL, CISL e UIL, emitiram um comunicado conjunto em que pediam a "libertação do porto" referindo que apesar da "legitimidade das manifestações de dissidência" não se pode impedir "um porto e uma cidade" de gerar lucros e perspetivas de futuro. 

"Não agravem esta situação porque, respeitando todas as ideias, pedimos que a maioria não seja refém de uma minoria", acrescentaram os sindicatos que demonstraram não apoiar a concentração.

Os mesmos protestos contra o uso obrigatório do passe sanitário que atesta a vacinação completa contra o SARS CoV-2 registaram-se igualmente em Milão, no norte de Itália, onde houve confrontos entre a polícia e manifestantes durante o fim de semana passado.

Leia Também: Itália. Protestos contra passe sanitário juntaram milhares sem incidentes

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório