Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Singapura abre território a pessoas vacinadas de oito países

Os viajantes vacinados com as duas doses da vacina contra o covid-19 provenientes de oito países podem começar a viajar para Singapura sem a obrigação de cumprirem a quarentena que se encontrava em vigor. 

Singapura abre território a pessoas vacinadas de oito países
Notícias ao Minuto

11:26 - 18/10/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Durante vários meses, Singapura adotou a estratégia 'Covid Zero' fechando as fronteiras e impondo medidas de rastreio e de confinamento para evitar a propagação da pandemia de covid-19.

Em Singapura, mais de 80% dos habitantes com idade suficiente para serem vacinados já receberam o composto completo contra o novo coronavírus.

Em setembro, a cidade Estado abriu um corredor para viajantes que precisavam de efetuar voos de escala provenientes do Brunei e da Alemanha. 

A partir de terça-feira, viajantes oriundos do Reino Unido, Canadá, Dinamarca, França, Itália, Holanda, Espanha e Estados Unidos vão ser abrangidos pela autorização de entrada.

A mesma medida vai alargada às pessoas provenientes da Coreia do Sul, a partir do próximo dia 15 de novembro. 

"Singapura não pode ficar isolada e fechada indefinidamente. Assim não funciona e o custo pode ser demasiado elevado", disse o primeiro-ministro Lee Hsien Loong na semana passada quando anunciou as medidas da nova estratégia 'Viver com o Covid-19'.

O chefe do Executivo disse na altura que a variante delta da doença, mais contagiosa, é um fator determinante acrescentando que "mesmo com a população vacinada" vai ser difícil erradicar a pandemia. 

"Quase todos os países aceitaram esta realidade", sublinhou Lee Hsien Loong. 

Singapura é sede regional de milhares de empresas multinacionais sendo que o aeroporto da cidade Estado é uma plataforma para escalas de voos internacionais. 

"Devemos continuar a reabrir as nossas fronteiras, com segurança", disse o primeiro-ministro.

"As empresas e os investidores precisam da atividade regional e mundial a partir de Singapura. As pessoas que trabalham para essas empresas precisam de viajar para ganharem a vida", acrescentou. 

"Esperemos que as medidas levadas a cabo por Singapura venham a incitar outros a avançar e a seguirem a mesma via no sentido do relançamento dos transportes aéreos", disse Philip Goh, vice-presidenta para a Ásia e Pacífico da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).

Singapura, com 5,45 milhões de habitantes tem registado diariamente, nos últimos dias, três mil novos casos de contágio de SARS CoV-2, "a maior parte assintomáticos".

Desde o início da crise sanitária morreram 233 pessoas de covid-19 em Singapura que registou até ao momento um total de 148 mil casos. 

Leia Também: AO MINUTO: "Turismo de vacinas"; UE exportou mil milhões de doses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório