Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Myanmar anuncia libertação de mais de cinco mil manifestantes

Myanmar (antiga Birmânia) vai libertar mais de cinco mil pessoas, detidas por protestar contra o golpe militar de fevereiro, anunciou hoje o líder da junta no poder.

Myanmar anuncia libertação de mais de cinco mil manifestantes
Notícias ao Minuto

09:06 - 18/10/21 por Lusa

Mundo Myanmar

Um total de 5.636 presos vão ser perdoados e libertados antes da festa de Thadingyut, que começa na terça-feira, disse o general birmanês Min Aung Hlaing, dias depois de ter sido excluído de participar na próxima cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), de 26 a 28 de outubro.

A organização, que integra 10 países do Sudeste Asiático, considerou os progressos da junta insuficientes para restaurar o diálogo no país.

Por outro lado, as autoridades birmanesas rejeitaram os pedidos de envio de um representante especial da ASEAN para dialogar com todas as partes, incluindo com a ex-líder e prémio Nobel da paz Aung San Suu Kyi, de 76 anos, deposta pelos militares, em fevereiro.

Desde o golpe militar de 01 de fevereiro, o exército reprimiu violentamente as manifestações contra o regime, em ações que causaram mais de 1.100 civis e cerca de sete mil detidos, de acordo com uma organização não governamental Associação de Assistência aos Presos Políticos, que registou casos de tortura, violações e execuções extrajudiciais.

No final de junho, as autoridades libertaram mais de dois mil opositores do golpe militar, detidos em diferentes prisões do país, incluindo jornalistas locais que criticaram a repressão sangrenta da junta.

Leia Também: Myanmar: Líder da Junta Militar excluído da cimeira da ASEAN

Recomendados para si

;
Campo obrigatório