Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Pelo menos 25 mortos em inundações de deslizamento de terras na Índia

Pelo menos 25 pessoas morreram em deslizamentos de terras após chuvas torrenciais atingirem o sudoeste da Índia, anunciaram hoje as autoridades.

Pelo menos 25 mortos em inundações de deslizamento de terras na Índia
Notícias ao Minuto

19:16 - 17/10/21 por Lusa

Mundo Índia

As equipas de salvamento prosseguiam a busca de sobreviventes entre os escombros, enquanto o exército fornecia material de socorro por via aérea.

No estado costeiro de Kerala, numerosos habitantes permaneciam isolados devido às chuvas, que começaram a intensificar-se a partir da noite de sexta-feira, extravasando os cursos de água e inundando as estradas.

As equipas de socorro detetaram 14 corpos no distrito de Idukki, e outros 14 no distrito de Kottayam, ambos atingidos por deslizamentos de terras, indicaram responsáveis locais à agência noticiosa AFP.

Milhares de pessoas foram retiradas e pelo menos erguidos 100 acampamentos humanitários, declarou hoje Pinarayi Vijayan, o chefe do governo de Kerala.

O exército, a marinha e a força aérea participam nas operações de socorro. Os funcionários interrogados não conseguiram indicar o número de pessoas desaparecidas.

"Era o meu ganha-pão. Desapareceu tudo", declarou um homem desesperado à cadeia televisiva Manorama TV na cidade de Koottickal, atingida por um deslizamento de terras, em Kerala.

"A colina desabou sobre nós. Existem muitos estragos e muitas vítimas. As crianças desapareceram", indicou um habitante de Koottickal.

Um vídeo difundido nas redes sociais mostrou autocarros e veículos submergidos pelas águas.

O primeiro-ministro, Narendra Modi, emitiu as suas condolências no Twitter e assegurou que as autoridades estão a ser mobilizadas para assistir as populações atingidas pela intempérie.

O serviço de meteorologia indiano indicou que as chuvas torrenciais devem diminuir de intensidade a partir se segunda-feira, mas no norte da Índia, em diversos estados, incluindo as regiões de Uttarakhand e Himachal Pradesh, nos Himalaias, deverão ser afetadas por "chuvas fortes a muito fortes" nos próximos dois a três dias.

Em 2018, cerca de 500 pessoas perderam a vida em Kerala, onde ocorreram as piores inundações desde há um século.

Leia Também: Chuvas causam 19 mortos e cerca de 10 desaparecidos no sul da Índia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório