Chefe do Pentágono visita países do Mar Negro sob pressão da Rússia

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, voou hoje para a região do Mar Negro, para fortalecer alianças com países sob pressão russa e para lhes transmitir gratidão pela contribuição na guerra do Afeganistão.

Lloyd Austin

© Reuters

Lusa
17/10/2021 15:24 ‧ 17/10/2021 por Lusa

Mundo

EUA

 

Austin viajará para a Geórgia, Roménia e Ucrânia antes de participar da cimeira dos ministros da Defesa da NATO, que decorrerá, em formato presencial, em Bruxelas, na quinta e na sexta-feira.

"Reafirmamos e fortalecemos a soberania dos países que estão na frente da agressão russa", disse um alto funcionário da Defesa dos EUA, antes da digressão do chefe do Pentágono.

Austin também agradecerá aos aliados dos EUA pelas suas contribuições, bem como pelas perdas significativas que sofreram no âmbito das forças de coligação internacional no Afeganistão, durante duas décadas, antes do abandono dos soldados norte-americanos, em final de agosto.

"Vamos demonstrar a nossa gratidão pelos sacrifícios e envolvimento dos nossos parceiros e aliados", disse a mesma fonte.

Localizados na orbita do Mar Negro - onde a Rússia tem procurado expandir a sua influência e impedir a expansão da aliança EUA-Europa - os três países a ser visitados por Austin estão na órbita da NATO: a Roménia como membro de pleno direito e Geórgia e Ucrânia como estados parceiros.

Austin terminará a semana na sede da NATO em Bruxelas, onde os laços com os Estados Unidos - desgastados pelo Governo do ex-Presidente Donald Trump - sofreram novo golpe no mês passado, quando a Austrália cancelou um contrato de compra de submarinos convencionais com a França para anunciar uma parceria estratégica com os Estados Unidos e com o Reino Unido, provocando uma crise diplomática.

Leia Também: Pentágono admite ter sobreestimado exército afegão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas