Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Coligação militar anuncia morte de 160 houthis no seu avanço no Iémen

A coligação militar liderada pela Arábia Saudita no Iémen anunciou hoje que matou 160 rebeldes houthi durante diversos ataques a sul da cidade estratégica de Marib, onde os combates provocaram centenas de mortes nos últimos dias.

Coligação militar anuncia morte de 160 houthis no seu avanço no Iémen
Notícias ao Minuto

16:39 - 16/10/21 por Lusa

Mundo Iémen

"Realizámos 32 ataques em al-Abdiya [cerca de 100 quilómetros a sul de Marib] nas últimas 24 horas [...], nos quais 11 veículos militares foram destruídos e mais de 160 elementos terroristas eliminados", informou a coligação militar.

Os rebeldes continuam a avançar no terreno e já se encontram "no centro do setor de al-Abdiya, após um cerco que durou quatro semanas", disse uma fonte militar leal ao regime.

Aquele que é o último reduto do Governo no norte do Iémen dominado pelos houthis, Marib, capital da província com o mesmo nome, está no centro de uma intensa batalha.

Os houthis lançaram uma campanha para tomar a cidade, em fevereiro, e recentemente intensificaram a sua ofensiva, a que a coligação respondeu com diversos ataques aéreos que terão matado mais de 700 insurgentes.

De acordo com uma fonte militar leal ao regime, os rebeldes "sequestraram, prenderam e maltrataram" membros de tribos que apoiavam as forças pró-governamentais.

Quase 20 membros das forças dessas tribos foram mortos nas últimas 24 horas e 47 ficaram feridos, segundo a mesma fonte.

Os dois campos travam uma guerra devastadora desde 2014, quando os houthis tomaram a capital Sanaã, no norte do país, e desde 2015 que a coligação liderada pelos sauditas interveio para apoiar as forças leais ao regime.

A guerra no Iémen mergulhou o país mais pobre da Península Arábica na pior crise humanitária do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas, levando a população à beira da fome.

Dezenas de milhares de pessoas, a maioria delas civis, foram mortas e milhões deslocadas desde o início do conflito.

Quase 10.000 pessoas foram deslocadas, apenas em setembro, na província de Marib, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações.

Leia Também: Iémen: Mais de 100 rebeldes mortos em novos ataques a sul de Marib

Recomendados para si

;
Campo obrigatório