Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Rússia classifica mais dois jornais online como "agentes estrangeiros"

Dois órgãos de comunicação social online da Rússia receberam sexta-feira o rótulo do Governo russo de "agentes estrangeiros", juntando-se a uma lista que já inclui cerca de 90 nomes, noticia a agência AFP.

Rússia classifica mais dois jornais online como "agentes estrangeiros"
Notícias ao Minuto

06:49 - 16/10/21 por Lusa

Mundo Rússia

Á lista de "agentes estrangeiros", elaborada pelo Ministério da Justiça, foram acrescentados os nomes do portal de notícias 'online' Rosbalt.ru e o 'site' especializado em análise noticiosa República.

A classificação como "agente estrangeiro" obriga o órgão a divulgar esse estatuto em todas as suas publicações, textos, vídeos e mensagens nas redes sociais, situação que o torna menos atrativo para as fontes e para os anunciantes e que dificulta o trabalho dos jornalistas.

O Rosbalt.ru é um meio de comunicação popular que tem escritórios em Moscovo e São Petersburgo, enquanto a República depende das assinaturas.

"Claro que a República não tem financiamento estrangeiro. Só existe graças ao dinheiro dos assinantes", escreveu no Telegram o editor-chefe do órgão, Dmitry Kolezev.

Dezenas de jornalistas russos e muitos meios de comunicação independentes, incluindo a Rain TV e meduza, um popular site de notícias, foram designados como "agentes estrangeiros" pela justiça russa.

A lista do Departamento de Justiça inclui atualmente cerca de 90 nomes.

Os principais meios de comunicação independentes que não constam da lista são a Rádio Echo de Moscovo e o jornal Novaya Gazeta, cujo editor-chefe, Dmitry Muratov, foi galardoado há uma semana com o Prémio Nobel da Paz, juntamente com a jornalista filipina Maria Ressa.

Contudo, o Presidente russo, Vladimir Putin, advertiu que o Prémio Nobel atribuído a Muratov não era um "escudo" que o protegia do estatuto de "agente estrangeiro".

Se Muratov "não violar a lei russa, se não der qualquer razão para ser declarado um agente estrangeiro, então isso não vai acontecer", assegurou.

Leia Também: Jornalistas e ativistas de todo o mundo espiados com 'spyware' israelita

Recomendados para si

;
Campo obrigatório