Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Ataque contra mesquita em Kandahar foi atentado suicida

O ataque de hoje contra uma mesquita xiita no centro da cidade da Kandahar, no sul do Afeganistão, que causou pelo menos 37 mortos, foi um atentado suicida, indicou um responsável talibã à agência France-Presse.

Ataque contra mesquita em Kandahar foi atentado suicida
Notícias ao Minuto

14:20 - 15/10/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

"As nossas primeiras informações mostram que se trata de um suicida que se fez explodir no interior da mesquita", disse o responsável, que não quis ser identificado.

O atentado causou pelo menos 37 mortos e mais de 70 feridos, segundo um responsável hospitalar e testemunhas, noticiou a agência norte-americana Associated Press, atualizando um anterior balanço feito por um médico à AFP que dava conta de 32 mortos e 53 feridos.

Segundo a agência noticiosa espanhola EFE, o ataque ocorreu cerca das 13:00 locais (09:30 em Lisboa), quando centenas de fiéis estavam reunidos na mesquita Imã Bargah, o maior templo da minoria xiita na cidade de Kandahar.

O ataque ocorreu uma semana depois de um atentado suicida contra uma mesquita xiita em Kunduz (nordeste do Afeganistão), reivindicado pelo afiliado local do grupo extremista Estado Islâmico (EI), que matou 46 pessoas.

Murtaza, uma testemunha ocular contactada telefonicamente pela AP, disse que quatro bombistas suicida atacaram a mesquita em Kandahar. Dois detonaram os seus explosivos junto a um portão de segurança, permitindo que os outros dois entrassem no complexo e atacassem a multidão de fiéis.

Várias testemunhas falaram em várias explosões.

Os talibãs declararam-se "consternados", nas palavras do porta-voz do Ministério do Interior, Qari Sayed Khosti, que adiantou que decorre uma investigação.

Kandahar é a terra natal dos talibãs, que são assim desafiados no seu feudo tradicional.

Se o atentado for reivindicado pelo EI, será a primeira vez que o grupo 'jihadista' ataca em Kandahar.

Leia Também: Subiu para 32 número de mortos em explosões numa mesquita em Kandahar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório