Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Deputado britânico do Partido Conservador esfaqueado

Um deputado do Partido Conservador foi hoje esfaqueado várias vezes num incidente durante audiências com eleitores em Leigh-on-Sea, no sudeste de Inglaterra, noticiou a Sky News.

Deputado britânico do Partido Conservador esfaqueado
Notícias ao Minuto

14:12 - 15/10/21 por Lusa

Mundo David Amess

David Amess, de 69 anos, que representa a circunscrição de Southend West no condado de Essex, foi atacado na Igreja Metodista de Belfairs, em Leigh-on-Sea, onde realizava audiências com eleitores.

Segundo a Sky News, um homem entrou no espaço onde o deputado se encontrava e esfaqueou-o várias vezes, tendo sido entretanto detido.

"Um homem foi preso pouco depois e não estamos à procura de mais ninguém", comunicou a polícia de Essex, que disse ter sido alertada pouco depois das 12:05 (mesma hora em Lisboa).

O estado de saúde do deputado é incerto, tendo imagens do local mostrado polícias armados, várias ambulâncias e um helicóptero de emergência médica. 

Em 2016, a deputada do Partido Trabalhista Jo Cox foi assassinada por um militante de extrema-direita uma semana antes do referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia. 

A Fundação Jo Cox disse estar "horrorizada" com o incidente, enquanto o líder da oposição, Keir Starmer, considerou o incidente "profundamente chocante".  

Dois outros deputados, o Liberal Democrata Nigel Jones, em 2000, e o trabalhista Stephen Timms, em 2010, foram vítimas de ataques com facas, tendo ambos sobrevivido, embora um assessor de Jones tenha morrido ao tentar protegê-lo. 

David Amess é deputado desde 1983, católico, opositor ao aborto e defensor dos direitos dos animais, tendo também feito campanha pelo 'Brexit'. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório