Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Arranca dia 18 coadministração de vacinas; Rt acima de 1 aqui

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Arranca dia 18 coadministração de vacinas; Rt acima de 1 aqui
Notícias ao Minuto

07:55 - 15/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Com uma série de greves agendadas na área da saúde, a ministra Marta Temido afirmou que a progressão das carreiras, o regime de dedicação plena e o fim das taxas moderadoras são alguns dos "sinais" do Orçamento do Estado para 2022 que visam "o regresso à normalidade".

A tutela acredita que a proposta entregue à Assembleia da República procura responder às questões que têm sido suscitadas, mas admite que alguns aspetos possam, ainda, ser melhorados com o envolvimento dos profissionais de saúde, dos partidos políticos e de outras entidades.

Os partidos concordaram, esta quinta-feira, no Parlamento, que a solidão constitui um problema social agravado pela pandemia de Covid-19, durante o debate de um projeto de resolução do PAN.

A iniciativa debatida recomenda ao Governo que desenvolva e implemente uma estratégia integrada de combate à solidão, enquanto eixo estratégico de saúde pública.  

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de sábado. Mantenha-se seguro!

23h07 - Guiné-Bissau regista mais cinco novos casos. A Guiné-Bissau registou mais cinco novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

22h19 - Brasil soma 570 mortes e 15.239 novos casos da Covid-19. O Brasil reportou, nas últimas 24 horas, mais 570 mortes e 15.239 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados foram revelados esta sexta-feira pelas autoridades de Saúde. No total, desde o início da pandemia, o país já contabilizou 602.669 óbitos e 21.627.476 infeções.

21h51 - Especialistas recomendam 80% de vacinados no Rio para o Carnaval. Taxas de 80% das pessoas vacinadas e de apenas 5% de testes positivos para a Covid-19 estão entre as principais recomendações listadas numa nota técnica divulgada hoje sobre a realização do Carnaval na cidade brasileira do Rio de Janeiro em 2022.

21h32 - Angola anuncia 221 novos casos e mais sete mortos em 24 horas. Angola registou 221 novos casos de Covid-19, mais sete óbitos associados à doença, totalizando 1.660, e 281 recuperações, nas últimas 24 horas, informaram hoje as autoridades de Saúde angolanas.

20h41 - Mais 34 mortes e 6.099 infeções em França nas últimas horas.

20h22 - Portugal vai entregar 298.700 vacinas ao Senegal. A entrega formal decorrerá na próxima segunda-feira, na capital senegalesa, Dacar, numa cerimónia que contará com a presença do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André

20h11- STCP transportou menos 2,7 milhões de passageiros até junho. De acordo com as contas consolidadas divulgadas hoje, a Sociedade de Transporte Coletivo do Porto (STCP) registou, no primeiro semestre, uma procura total de 21,5 milhões de passageiros, uma redução, face ao período homólogo de 2020, de 2,7 milhões de passageiros (-11%).

Apesar da redução da procura acumulada no final do primeiro semestre de 2021, marcada pelo agravamento da situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, o número de passageiros, indica a operadora em comunicado, tem vindo, a partir de fevereiro de 2021, a aumentar gradualmente fruto do regresso à normalidade e da retoma de diversas atividades económicas, "perspetivando-se uma tendência de crescimento até ao final do ano".

19h48 - Pandemia com "tendência crescente na população mais vulnerável" e idosa. A conclusão consta do relatório das 'Linhas Vermelhas', divulgado esta sexta-feira pela DGS e pelo INSA

"A análise dos diferentes indicadores revela uma atividade epidémica de SARS-CoV-2 de intensidade reduzida, com tendência estável nível nacional, no entanto com tendência crescente na população mais vulnerável dos 80 e mais anos" 

19h28 - Protestos em Itália contra passe sanitário juntaram milhares de pessoas, mas sem incidentes violentos, segundo as agências internacionais

A par das manifestações nas ruas das principais cidades italianas, a jornada de protesto também foi marcada por greves e bloqueios que pretendiam perturbar a atividade nos principais portos do país e no setor da logística e de transporte de mercadorias, na qual cerca de 40% da força de trabalho não estará vacinada.

Notícias ao Minuto Protestos em Itália© Getty Imagens  

19h16 - Portugal inicia na próxima segunda-feira, dia 18, a vacinação em simultâneo contra a Covid e contra a gripe. Em comunicado enviado às redações, a DGS informa que "esta medida visa facilitar a adesão à vacinação no âmbito das campanhas de vacinação" para ambas as doenças

"A possibilidade de coadministração das vacinas passa a estar contemplada nas normas da vacinação contra a COVID-19 e contra gripe, que são hoje atualizadas pela Direção-Geral da Saúde", lê-se ainda no comunicado.

19h01 - Reino Unido reportou, nas últimas 24 horas, mais 145 mortes e 44.932 novos casos, números que apesar de elevados representam uma descida face a ontem

18h17 - Covid-19 provocou "aumento significativo" de casos de doença mental. O psiquiatra do Hospital de Braga João Bessa afirmou hoje que a pandemia de covid-19 provocou "um aumento significativo" de casos de perturbação de humor e de ansiedade, tanto na comunidade em geral como entre os profissionais de saúde

17h28 - Três regiões com o Rt acima de 1

Segundo o relatório sobre a curva epidémica divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o Alentejo é a região com o Rt - que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de uma pessoa portadora do vírus - mais elevado, com 1,06.

Também com valores superiores a 1 estão Lisboa e Vale do Tejo (1,02) e o Centro (1,05), adiantam os dados do INSA, que avançam que apenas os Açores (0,99) e a Madeira (0,86) registaram uma redução do Rt esta semana em relação ao relatório anterior.

Em sentido contrário, o Rt aumentou no Norte de 0,90 para 0,97, no Centro de 0,98 para 1,05, em Lisboa e Vale do Tejo de 0,89 para 1,02, no Alentejo de 1,05 para 1,06 e no Algarve de 0,83 para 0,85.

17h14 - Nível de contágios em Espanha sobe ligeiramente pela 1.ª vez desde julho
 
A incidência acumulada de contágios em Espanha aumentou hoje ligeiramente pela primeira vez desde finais de julho, tendo passado de 40,5 casos (quinta-feira) para 40,8 (hoje) por cada 100 mil habitantes diagnosticados nos últimos 14 dias.

16h15 - Eis os resultados da Covid-19 que chegam das últimas 24 horas em Itália: mais 2.732 contágios e 42 mortos

15h50 - Portos italianos ativos apesar de protestos contra passe sanitário
 
Os principais portos em Itália continuam hoje em atividade com poucos incidentes, apesar das greves convocadas contra a entrada em vigor da obrigação de apresentar o certificado anti-covid para acesso aos locais de trabalho.

15h28 - EUA reabrem fronteiras terrestres e aéreas a partir de 8 de novembro

Os Estados Unidos vão reabrir a partir de 8 de novembro as suas fronteiras terrestres e aéreas a passageiros internacionais vacinados, anunciou hoje a Casa Branca.

15h03 - Incidência da Covid-19 a subir e risco de transmissibilidade é de 1
 
A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias a nível nacional voltou a subir, fixando-se hoje nos 84,2 casos por 100 mil habitantes assim como o índice de transmissibilidade (Rt) é 1 em todo o território.

15h00 - Subiu para três o número de concelhos em risco extremo

Alvito, Cuba e Penedono são os três concelhos de Portugal em risco extremo de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado esta sexta-feira, dia em que foram notificados mais 766 contágios e sete mortos. 

14h30 - Mais sete mortes e 766 casos casos de Covid-19 em Portugal

Portugal registou, nas últimas 24 horas, sete mortes e 766 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS).

A DGS atualiza hoje, também, o índice de transmissibilidade e a taxa de incidência. A incidência está em 84,4 casos de infeção por cada 100 mil habitantes no continente e em 84,2 casos por 100 mil habitantes a nível nacional. Já o Rt é de 1 tanto no continente como a nível nacional.

13h28 - ECDC alerta para risco de elevada mortalidade de não vacinados na UE
 
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou hoje para o "risco real" de mortalidade elevada entre pessoas não vacinadas contra a covid-19 na União Europeia (UE), pedindo aos países esforços "urgentes" para convencerem esta população. "À medida que avançamos para o outono e para o inverno, existe um risco real de um elevado aumento de casos de covid-19 e elevadas taxas de mortalidade em populações não vacinadas em toda a UE/EEE [União Europeia e Espaço Económico Europeu]", avisa o ECDC num relatório hoje divulgado.

13h15 - Laboratório Nacional terá "reserva estratégica do medicamento"
 
O ministro da Defesa Nacional avançou hoje que o Laboratório Nacional do Medicamento, antigo Laboratório Militar, terá uma "reserva estratégica do medicamento" que funcionará em estreita ligação com o Ministério da Saúde e o Infarmed. João Gomes Cravinho falava aos jornalistas à margem da inauguração do Laboratório Nacional do Medicamento, em Lisboa, que sucede ao Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos, passando a ser um laboratório estatal mas continuando na dependência do Exército.

13h12 - Pós-moratórias é o "elefante na sala" dos bancos, diz a Fitch
 
A agência de 'rating' Fitch defendeu hoje que a gestão do período pós-moratórias será o "elefante na sala" dos bancos portugueses, considerando insuficientes as medidas do Governo de apoio à reestruturação de créditos.

13h08 - Dívida em moratória. AR aprova isenção de Imposto do Selo
 
A Assembleia da República (AR) aprovou hoje por unanimidade a isenção do Imposto do Selo nas operações de reestruturação ou refinanciamento das dívidas em moratória das empresas. A proposta de lei do Governo foi aprovada por todos os grupos parlamentares e deputados na sessão plenária, embora tenha sido apontada como falha, durante o debate, o facto de a medida não abranger particulares.

12h57 - Coreia do Norte abre rota marítima para receber ajuda humanitária
 
A Coreia do Norte abriu uma rota marítima para permitir a chegada de ajuda humanitária ao território, sendo a primeira abertura fronteiriça conhecida desde que o país se isolou com a eclosão da pandemia de Covid-19.

12h20 - África do Sul começa a vacinar adolescentes com mais de 12 anos
 
A África do Sul começará a vacinar adolescentes entre os 12 e os 17 anos contra a Covid-19 na próxima semana e os adultos com problemas de imunidade poderão receber uma terceira dose, anunciou hoje o Governo.

11h52 - Setor dos casamentos em Portugal valia 900 milhões antes da pandemia
 
O volume de negócios do setor dos casamentos vale 900 milhões de euros, de acordo com estimativas da feira Exponoivos, que dá conta de que estes valores são pré-pandemia. Segundo a Exponoivos, este segmento "contribui com 0,5% para o PIB [Produto Interno Bruto] nacional, assim como é gerador de dezenas de milhares de empregos diretos e indiretos nos mais de 40 subsetores de atividade envolvidos na indústria do casamento".

11h40 - Greves? "Não há coincidências", mas prioridade são "respostas a utentes"

A ministra da Saúde afirmou, esta sexta-feira, que "não há coincidências" relativamente às várias greves marcadas para o setor da saúde no decorrer deste mês e do próximo, já que "estamos no contexto específico da discussão sobre o próximo quadro orçamental", mas salienta que há dificuldade em "atender a todas as reivindicações ao mesmo tempo".

Para a ministra da Saúde, "a motivação dos profissionais é uma grande preocupação", mas a "prioridade são, naturalmente, as respostas às questões dos utentes".

Há uma preocupação de sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde que não podemos esquecer", lembrou.

11h35 - Mortalidade caiu em setembro face a 2020 mas aumentaram óbitos por Covid
 
A mortalidade diminuiu em setembro face ao mês homólogo de 2020, mas o número de óbitos por Covid-19 aumentou, segundo dados preliminares divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

10h40 - Laboratório suspenso no Reino Unido depois de 43 mil resultados errados

Um laboratório de testes à Covid-19 em Wolverhampton foi suspenso depois de o Serviço Nacional de Saúde britânico ter verificado que cerca de 43.000 pessoas possam ter recebido falsos resultados negativos por causa de erros no laboratório. A Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido está a analisar todos os testes realizados pelo laboratório entre 8 de setembro e 12 de outubro que obtiveram resultado negativo.

10h27 - Australianos voltam a poder viajar em novembro

Na Austrália, a proibição de viajar para o exterior vai ser suspensa a partir de 1 de novembro, anunciou o primeiro-ministro esta sexta-feira.

"Vamos permitir que australianos e residentes permanentes possam sair da Austrália, de onde quer que vivam, e voltar", explicou Scott Morrison.

Embora Nova Gales do Sul já esteja a receber viajantes vacinados sem exigir quarentena, Morrison esclareceu que as chegadas ainda continuarão limitadas noutros estados "por causa dos níveis de vacinação nesses locais".

10h15 - Rússia regista novo recorde de mortes e novos casos

Mais uma vez, a Rússia registou um recorde de mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas e fica cada vez mais perto dos mil óbitos num dia. O país contabilizou 999 mortes e 32.196 novos casos de infeção desde ontem.

08h30 - Casos de Covid-19 disparam entre crianças e adolescentes na Alemanha

A Alemanha reportou 11.518 novas infecções e 65 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados atualizados esta sexta-feira pelo Instituto Robert Koch. É uma descida nos principais indicadores da pandemia, embora o país esteja a registar níveis de incidência preocupantes entre crianças e adolescentes. Em oito distritos, a incidência a sete dias é, atualmente, de mais de 500 na faixa etária dos 10 aos 19 anos de idade.

07h43 - Misturar vacinas aumenta a resposta imunitária, diz estudo

Foi esta a conclusão de um estudo feito pelo National Institutes of Health, nos Estados Unidos, que defende uma toma combinada de vacinas. A instituição acredita que inocular uma dose da J&J e uma outra de reforço da Pfizer ou da Moderna prepara melhor o sistema imunitário para o combate contra a Covid-19. 

07h30 - Ex-doentes travados por países que exigem vacinação completa

Os portugueses recuperados da Covid-19 e que, por isso, só receberam uma dose da vacina, estão com dificuldades em viajar para alguns países estrangeiros, conta o Jornal de Notícias. É que, em países como o Reino Unido e o Canadá, esses casos não são considerados como vacinação completa e, assim sendo, são obrigados a seguir as regras aplicadas aos não vacinados.

07h13 - Itália passa a exigir passaporte sanitário a trabalhadores a partir de hoje
 
A Itália passa, a partir de hoje, a exigir passaporte sanitário a todos os trabalhadores dos setores público e privado, decisão decretada terça-feira pelo primeiro-ministro italiano, Mario Draghi.

07h10 - No Reino Unido, testes rápidos vão substituir PCR para turistas vacinados

Os viajantes internacionais com esquema vacinal completo que viajem para o Reino Unido, oriundos de países cuja entrada esteja autorizada, poderão optar por um teste rápido ao invés do mais demorado teste PCR a partir do dia 24 de outubro, de acordo com o informado esta quinta-feira pelo governo britânico, citado pelo Guardian.

07h00 - Bom dia! Iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode consultar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Brasil supera 602 mil óbitos. Covid-19 agravou solidão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório