Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Presidente checo convoca primeira sessão do novo parlamento para novembro

O presidente da República Checa, Milos Zeman, hospitalizado desde domingo, convocou para 8 de novembro a primeira sessão do novo parlamento eleito em eleições muito cerradas, anunciou hoje o seu porta-voz, Jiri Ovcacek.

Presidente checo convoca primeira sessão do novo parlamento para novembro
Notícias ao Minuto

19:26 - 14/10/21 por Lusa

Mundo República Checa

O anúncio foi feito numa altura em que Zeman passou o quinto dia consecutivo numa unidade de cuidados intensivos de um hospital de Praga, sem que haja informações sobre o seu estado de saúde.

Segundo a imprensa local, o Presidente checo sofre de problemas crónicos no fígado.

Em causa está também a persistente incerteza sobre a escolha que Zeman pretende fazer para chefe do novo executivo.

As eleições legislativas de 09 deste mês viram o primeiro-ministro cessante, o populista bilionário Andrej Babis, perder por uma pequena margem para duas coligações de cinco partidos liberais, de centro e de direita.

A direita, que elegeu 108 dos 200 que integram o Parlamento, já começou a trabalhar na formação de um novo Governo, que seria liderado por Petr Fiala, presidente do Partido Cívico Democrático. 

No entanto, antes das eleições, Zeman, pró-russo, deu a entender que escolheria para chefe do executivo o líder do partido com mais votos e não o de uma coligação.

Isso significaria escolher Andrej Babis, embora o seu partido ANO ("sim") tenha muito poucas hipóteses de conseguir gerar uma maioria.

Segundo a Constituição, o Parlamento terá de se reunir antes da renúncia do Governo cessante e só depois é que o Presidente da República pode escolher um candidato a primeiro-ministro.

Quarta-feira, Jiri Ovcacek indicou que Zeman se encontraria com Petr Fiala "em breve".

O Presidente reuniu-se na manhã e domingo com Babis, antes de ser hospitalizado, mas nada transpareceu do encontro.

O primeiro-ministro cessante, entretanto, garantiu que Zeman lhe prometeu que será a sua primeira escolha para formar um novo executivo.

Hoje, o presidente do Parlamento checo, Radek Vondracek, disse aos jornalistas que Zeman lhe entregou, pessoalmente, a convocatória do hemiciclo, assegurando que o chefe de Estado contou várias piadas e que lhe pareceu bem.

A "primeira-dama", Ivana Zemanova, por seu lado, pediu hoje à imprensa para ser "paciente" e explicou que o tratamento de Zeman "levará tempo".

Leia Também: Presidente checo continua hospitalizado, mas está estabilizado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório