Meteorologia

  • 26 OUTUBRO 2021
Tempo
24º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

La Palma sacudida por sismo de magnitude 4,4, o maior da crise vulcânica

O Instituto Nacional Geográfico espanhol (ING) localizou um terramoto de magnitude 4,4 em Mazo.

La Palma sacudida por sismo de magnitude 4,4, o maior da crise vulcânica

A ilha de La Palma foi sacudida, esta tarde, por um terramoto de 4,4 de magnitude, o maior desde o início da crise vulcânica.

O abalo foi registado pelo Instituto Nacional Geográfico espanhol (ING) em Mazo, por volta das 15h33 (hora das Canárias), a 36 quilómetros de profundidade.

O sismo foi sentido, com maior ou menor intensidade, em praticamente toda a ilha de La Palma.

O anterior terramoto de maior magnitude, 4,3, foi registado há seis dias também em Mazo, a 35 quilómetros de profundidade.

Este é o quinto terremoto com magnitude superior a 4 nos últimos três dias e o mais forte desde o início da crise vulcânica.

A lava do vulcão Cumbre Vieja ocupa atualmente 656 hectares e já afetou mais de 1.500 construções naquela ilha do aquipélago das Canárias.

A erupção, que começou a 19 de setembro último, afetou 52,1 quilómetros de estradas, 49 quilómetros das quais foram destruídas.

As autoridades locais da ilha de La Palma informaram hoje que as pessoas retiradas das zonas em que se encontram as correntes de lava com propriedades fora do perímetro de segurança estabelecido terão acesso a partir do sul para recolher roupas e pertences.

Além disso, os agricultores da zona poderão irrigar e cortar fruta desde que tenham arranjado tempo e acesso com a sua coletividade de irrigação.

Leia Também: La Palma. Nuvem de dióxido de enxofre de vulcão atinge Península Ibérica

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório