Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Sete garimpeiros de ouro mortos e cinco desaparecidos em deslizamento

Sete garimpeiros de ouro morreram e outros cinco estão desaparecidos devido a um deslizamento de terras na segunda-feira, na mina de Lukamba, no agrupamento Baliga, República Democrática do Congo (RDCongo), segundo o presidente da sociedade civil local.

Sete garimpeiros de ouro mortos e cinco desaparecidos em deslizamento
Notícias ao Minuto

14:33 - 13/10/21 por Lusa

Mundo RDCongo

Bukavu, República Democrática do Congo, 13 out 2021 (Lusa) - Sete garimpeiros de ouro morreram e outros cinco estão desaparecidos devido a um deslizamento de terras na segunda-feira, na mina de Lukamba, no agrupamento Baliga, República Democrática do Congo (RDCongo), segundo o presidente da sociedade civil local.

"O incidente foi causado pela forte chuva que caiu na área", disse Cyrille Lualuba Bendera, acrescentando que o deslizamento de pedras "apanhou os garimpeiros artesanais no trabalho, enquanto estavam num buraco de pelo menos seis metros de profundidade".

Das 13 pessoas que estavam no poço da mina, apenas uma foi encontrada viva, mas "gravemente ferida, tendo sido transportada ao hospital", acrescentou a mesma fonte à agência AFP.

Os sete mineiros falecidos foram "enterrados no local do acidente, ainda na segunda-feira", disse Cyrille Lualuba Bendera, acrescentando que continua a busca para tentar encontrar os outros cinco, mortos ou vivos".

As autoridades provinciais do Kivu Sul abstiveram-se de comentar o acidente, mas dizem estar cientes do mesmo.

Os mineiros artesanais da RDCongo trabalham em condições difíceis e sem respeitarem as normas de segurança. Vendem o seu minério através de balcões, que os revendem a grandes empresas estrangeiras.

Os acidentes em minas operadas por mineiros artesanais são frequentes e muitas vezes mortais, mas muitos deles não são notificados, dado os locais onde ocorrem, extremamente remotos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório