Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Gestora de mercado municipal de Joanesburgo detida por fraude milionária

As autoridades sul-africanas prenderam uma gestora do mercado municipal abastecedor de frescos da cidade de Joanesburgo, por alegado envolvimento num esquema de fraude milionária, disse hoje fonte do município.

Gestora de mercado municipal de Joanesburgo detida por fraude milionária
Notícias ao Minuto

19:25 - 12/10/21 por Lusa

Mundo África do Sul

A porta-voz Dudu Lushaba adiantou que a funcionária, cuja identidade não foi revelada, foi detida na tarde de segunda-feira e que terá defraudado a entidade pública em cerca de 5,5 milhões de rands (307.494 euros).

O esquema de fraude envolveu mais duas pessoas, sendo uma delas contabilista na organização e a terceira, um comprador, entretanto fugidos do país, explicou Lushaba, ao portal de notícias sul-africano TimesLive.

"O crédito era atribuído a um cartão de compras de uma pessoa falecida, reativado em outubro do ano passado com 40.000 rands (2.236 euros), e em março deste ano com 600.000 rands (33.545 euros) e posteriormente, em julho, com 5,5 milhões de rands", salientou.

De acordo com a porta-voz da municipalidade de Joanesburgo, o terceiro suspeito efetuava depois levantamentos de fruta e vegetais com o cartão no mercado abastecedor para fornecer vários negócios de revenda na capital económica do país.

"O trio arrecadava depois os proveitos das vendas", disse Lushaba.

A ação das autoridades policiais sul-africanas foi confirmada à Lusa por uma fonte do mercado municipal, salientando que a investigação "já decorria há vários meses".

Estima-se que o mercado municipal de frescos da cidade de Joanesburgo empregue mais de três mil pessoas, sendo que 90% dos produtores que o abastecem diariamente de hortícolas são de origem madeirense.

Leia Também: África do Sul recebe financiamento da OMS para desenvolver vacina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório