Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ordenada evacuação de zonas de La Palma devido a avanço da lava

As autoridades da ilha espanhola de La Palma ordenaram hoje a evacuação de diversas zonas, devido à previsão de avanço da lava do vulcão Cumbre Vieja para noroeste e a sua proximidade do limite do perímetro já evacuado.

Ordenada evacuação de zonas de La Palma devido a avanço da lava
Notícias ao Minuto

17:20 - 12/10/21 por Lusa

Mundo La Palma

Foi decidida a ativação em várias zonas de Los Llanos de Aridane do nível dois do Plano Especial de Proteção Civil e Atenção a Emergências por Risco Vulcânico na Comunidade Autónoma das Canárias (Pevolca), que estipula que, a partir das 13:00 e até às 19:00 locais (das 12:00 às 18:00 em Lisboa), as pessoas afetadas por esta ordem de evacuação abandonem as suas habitações, com os seus pertences e animais domésticos, e se dirijam ao ponto de reunião indicado.

Até agora, cerca de 800 pessoas cumpriram já esta ordem, e, segundo as autoridades, será permitido às pessoas que não puderem hoje recolher os seus pertences que o façam nos próximos dias, de forma gradual e acompanhadas, sempre que as condições de segurança permitirem.

É também pedido aos habitantes que colaborem com as forças de segurança na evacuação, mantenham a calma e não propaguem rumores infundados, fechem todas as janelas e portas exteriores, baixem as persianas e fechem o abastecimento de água, gás e eletricidade.

A corrente de lava do vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção a 19 de setembro, continua a avançar lenta mas inexoravelmente, ameaçando centros urbanos, e os técnicos de emergência vão elaborar um mapa de perigo relacionado com o rumo que a lava poderá tomar.

O mapa foi pedido pelo diretor técnico do Pevolca, Miguel Ángel Morcuende, que também precisou que o número de pessoas retiradas de Los Llanos de Aridane pode variar, porque muitos vizinhos já tinham abandonado a zona anteriormente, há dias, e retirado os respetivos pertences de suas casas antecipando que pudesse acontecer alguma coisa.

A porta-voz científica do Pevolca, María José Blanco, indicou também que nas últimas horas aumentou o sinal de tremor vulcânico, o que em princípio indica que há um maior conteúdo de gás no magma que está a sair da cratera.

Entretanto, o aeroporto de La Palma continua hoje operacional, mas registou 11 cancelamentos de voos e atrasos, segundo fontes da Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea (AENA), citadas pela agência de notícias espanhola Efe.

Por seu lado, a Binter, a companhia aérea que assegura uma boa parte das ligações do arquipélago das Canárias com a Espanha continental, indicou nas redes sociais que os seus voos com La Palma continuam agendados e, de facto, os primeiros previstos para hoje, com a Grande Canária, já aterraram.

No entanto, a companhia pede aos passageiros que consultem o estado do seu voo antes de se dirigirem para o aeroporto.

Nos painéis informativos do aeroporto de La Palma, situado em Mazo, era visível o cancelamento de pelo menos quatro voos de diferentes companhias aéreas correspondentes à rota da ilha com Madrid.

Leia Também: A vida em suspenso em La Palma há já quase um mês

Recomendados para si

;
Campo obrigatório