Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Pelo menos 15 mortos em dois naufrágios na costa da Líbia

Pelo menos 15 pessoas morreram afogadas após dois naufrágios ao largo da costa da Líbia, disse hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), numa nova tragédia das migrações ilegais no Mar Mediterrâneo.

Pelo menos 15 mortos em dois naufrágios na costa da Líbia
Notícias ao Minuto

10:17 - 12/10/21 por Lusa

Mundo Migrações

"Morte trágica. Os corpos de 15 pessoas foram recuperados por dois navios que chegaram à base naval de Trípoli esta noite", disse o ACNUR numa mensagem publicada na rede social Twitter na madrugada de hoje.

"Os 177 sobreviventes receberam ajuda, alguns a necessitar de assistência médica urgente do ACNUR e dos seus parceiros", de acordo com a mesma fonte.

"Os passageiros haviam partido no dia anterior de Zwara e Alkhoms", duas cidades na costa oeste da Líbia.

O ACNUR divulgou imagens dos sobreviventes, amontoados sob cobertores após o resgate, parecendo exaustos.

A Líbia é um importante ponto de passagem para dezenas de milhares de migrantes, principalmente de países africanos da região do Saara, que procuram a cada ano chegar à Europa através da costa italiana, a cerca de 300 quilómetros de distância.

O número de migrantes que morreram no mar a tentar chegar à Europa mais do que duplicou este ano em comparação com o mesmo período de 2020, de acordo com dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM) divulgados em julho.

Em setembro, a OIM contabilizou 1.369 migrantes afogados no Mediterrâneo desde o início do ano.

Esta nova tragédia de migração ilegal ocorre cerca de dez dias depois de uma operação realizada pelas autoridades nos subúrbios de Trípoli, que visava principalmente migrantes irregulares. Pelo menos 5.000 migrantes e refugiados foram presos.

As organizações não-governamentais (ONG) e agências da ONU regularmente denunciam as condições deploráveis nos centros de detenção na Líbia, onde contrabandistas e traficantes beneficiaram nos últimos dez anos do clima de instabilidade após a queda do regime de Muammar Khadafi em 2011, tornando a Líbia o centro do tráfico de seres humanos no continente.

Leia Também: Parlamento líbio aprova apoio de mais de oito mil euros a cada família

Recomendados para si

;
Campo obrigatório