Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Observadores queixam-se de falta de condições nas eleições iraquianas

A chefe da missão de observadores da União Europeia nas eleições iraquianas queixou-se hoje das medidas de segurança impostas à equipa, que afirmou estarem a limitar o seu trabalho.

Observadores queixam-se de falta de condições nas eleições iraquianas
Notícias ao Minuto

13:51 - 10/10/21 por Lusa

Mundo Iraque

"Os problemas de segurança estão a limitar bastante o nosso trabalho", disse à agência Efe a eurodeputada dos Verdes alemães Viola von Cramon, cuja missão é elaborar um conjunto de recomendações no fim do processo eleitoral.

A equipa composta por 90 observadores "não tem mobilidade" porque o "alto nível de segurança" impõe deslocações com escolta em caravanas automóveis.

"Não podemos simplesmente ir a qualquer sítio e falar com as pessoas, conhecê-las...são necessárias muitas combinações e planeamento, e torna-se complicado", referiu.

Estas condições impedem a missão de "obter uma imagem precisa" sobre o funcionamento das eleições legislativas, convocadas em resposta à onda de protestos de outubro de 2019, que levaram à queda do governo anterior.

Von Cramon indicou que no percurso que conseguiram fazer hoje, os observadores não observaram qualquer violação da lei eleitoral nem qualquer fraude ou "grande problema técnico", ao contrário do que se registou durante a campanha eleitoral.

"Houve muita intimidação, especialmente contra os candidatos independentes. A maioria das violações e fraudes aconteceu antes do dia das eleições", indicou.

A hostilização contra ativistas e candidatos independentes durante a campanha levou a que muitos candidatos se retirassem da corrida, acusam organizações de defesa dos direitos humanos, o que também levou a um sentimento de insegurança nas ruas e o afastamento dos jovens do processo.

"Assistimos hoje a uma participação mais reduzida, o que é uma pena para mim, como democrata convicta. Como deputada, espero que hoje as pessoas exerçam o seu direito de voto", afirmou.

As assembleias de voto iraquianas abriram hoje as portas a mais de 25 milhões de eleitores chamados às urnas, por entre grande mobilização das forças de segurança e previsíveis níveis elevados de abstenção.

Leia Também: Abertas mesas de voto nas eleições parlamentares do Iraque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório