Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Hong Kong. Ativistas pró-Taiwan receiam celebrar dia nacional

Os ex-apoiantes da fação derrotada da guerra civil chinesa receiam ser detidos caso celebrem este domingo em Hong Kong o Dia Nacional de Taiwan, tendo em conta a nova lei de segurança nacional.

Hong Kong. Ativistas pró-Taiwan receiam celebrar dia nacional
Notícias ao Minuto

14:34 - 09/10/21 por Lusa

Mundo Hong Kong

O Dia Nacional de Taiwan (10 de outubro), conhecido como o 'Double Ten' assinala o aniversário da revolta de 1911 que levou à queda da dinastia Qing e ao nascimento da nova República da China.

Após a sua derrota para o Partido Comunista Chinês (PCC), em 1949, o antigo Governo nacionalista (Kuomintang - KMT) refugiou-se na ilha de Taiwan, que funciona até hoje como uma entidade política soberana.

Em Hong Kong os apoiantes do KMT já hastearam as bandeiras de Taiwan para assinalar a data com pompa, mas as autoridades locais têm mostrado alguma relutância em permitir manifestações pró-Taiwan, pretendendo desta forma reprimir qualquer indício de oposição.

Segundo a Agência France-Presse (AFP), em setembro, o chefe da segurança de Hong Kong, Chris Tang, alertou que a celebração do 'Double Ten' poderia ser vista como um apoio à independência e Taiwan, o que é considerado crime à luz da nova lei e segurança nacional.

O veterano do KMT, Ng Hong-lim, que lidera as celebrações do 'Double Ten' há mais de 50 anos, afirma que o partido não tem nenhuma conexão com o separatismo.

Leia Também: Eleições serão "abertas e justas" em Hong Kong ao abrigo da lei de Pequim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório