Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Rei de Marrocos apela aos deputados que enfrentem os "desafios externos"

O Rei de Marrocos Mohamed VI exortou hoje os deputados eleitos a defenderem os interesses do país magrebino face aos "desafios externos", num contexto de fortes tensões regionais.

Rei de Marrocos apela aos deputados que enfrentem os "desafios externos"
Notícias ao Minuto

19:25 - 08/10/21 por Lusa

Mundo Marrocos

"Sublinharemos em primeiro lugar a necessária consolidação do lugar ocupado por Marrocos e a defesa imperiosa dos seus interesses superiores, em particular na presente conjuntura que transporta na sua esteira desafios, riscos e ameaças", afirmou o monarca, sem detalhar a sua natureza, no decurso do discurso inaugural da nova legislatura.

Esta declaração surge em plena crise diplomática com a vizinha Argélia, que não mantém relações diplomáticas com Rabat devido em particular ao conflito no Saara Ocidental.

Ao dirigir-se por videoconferência aos representantes das duas câmaras do parlamento reunidos em Rabat, o soberano alauita pugnou pela "preservação da soberania" de Marrocos nos setores "sanitário, energético, industrial, alimentar ou outro".

Apelou ainda à formação de um "dispositivo nacional" destinado a constituir uma "reserva de produtos de primeira necessidade, designadamente alimentares, sanitários e energéticos" para "consolidar a segurança estratégica" do reino.

Na quinta-feira, Mohamed VI designou um novo Governo presidido pelo magnata liberal Aziz Akhannouch, vencedor das legislativas de 08 de setembro, e que anunciou como prioridade promover mudanças num país fragilizado pela pandemia e por profundas disparidades sociais e territoriais.

No seu discurso, o rei anunciou uma taxa de crescimento económico superior a 5,5% em 2021, contra uma recessão de 7% em 2020.

Em 2011, no contexto da Primavera árabe, Marrocos adotou uma nova Constituição que concede amplos poderes ao parlamento e ao Governo, mas mantendo a função central do Rei, que emite todas as grandes decisões e orientações para os setores decisivos do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório