Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Trabalhistas e centristas acordam formar Governo minoritário na Noruega

Trabalhistas e centristas, vencedores das eleições legislativas de 13 de setembro na Noruega, concordaram hoje em formar em coligação um novo Governo minoritário, cujas políticas e composição serão apresentadas na próxima semana.

Trabalhistas e centristas acordam formar Governo minoritário na Noruega
Notícias ao Minuto

17:53 - 08/10/21 por Lusa

Mundo Noruega

Os

"Estamos prontos para formar um Governo na quinta-feira", disse o líder trabalhista e provavelmente o próximo primeiro-ministro, Jonas Gahr Store, após vários dias de negociações com o Partido do Centro, que defende, principalmente, os interesses do mundo rural.

A plataforma política que norteará a ação da nova equipa governamental será apresentada na quarta-feira, disse Store, numa intervenção ao lado do seu aliado Trygve Slagsvold Vedum.

Juntamente com a esquerda socialista, os dois partidos conquistaram a maioria absoluta nas eleições legislativas de 13 de setembro, pondo fim aos oito anos de reinado da direita, liderada pela conservadora Erna Solberg.

Mas as consultas preliminares entre as três partes trouxeram à luz profundas diferenças, em particular sobre a questão das atividades petrolíferas num momento de emergência climática e sobre a tributação dos mais ricos, o que levou a esquerda socialista a retirar-se das negociações.

A nova coligação bipartidária terá apenas 76 lugares em 185 no Parlamento e terá de negociar cada questão com outros partidos para ver aprovadas as suas leis.

Leia Também: Oposição de Esquerda vence as legislativas na Noruega

Recomendados para si

;
Campo obrigatório