Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Nigéria: Autoridades resgatam 47 pessoas de centro de reabilitação ilegal

Perto de 50 pessoas foram resgatadas de um centro de reabilitação ilegal no estado nigeriano de Kano, onde algumas estavam acorrentadas e outras apresentavam sinais de maus-tratos, afirmou hoje a polícia local.

Nigéria: Autoridades resgatam 47 pessoas de centro de reabilitação ilegal
Notícias ao Minuto

16:47 - 08/10/21 por Lusa

Mundo Nigéria

O porta-voz da polícia de Kano, Abdullahi Haruna, indicou à agência noticiosa Efe que as autoridades invadiram o centro, localizado na área de Taurani, na quinta-feira e libertaram as pessoas.

"O nosso pessoal agiu com base num relatório de um vizinho sobre a existência do centro, que estava a sujeitar os integrantes a maus-tratos", afirmou Haruna.

"Conseguimos salvar 47 pessoas do centro, todos homens entre os 12 e os 30 anos de idade. Alguns estavam acorrentados, mesmo em confinamento, e outros tinham ferimentos, mostrando que tinham sido maltratados", explicou o porta-voz da polícia.

Segundo Haruna, dois elementos da instituição foram detidos e as pessoas resgatadas do centro de reabilitação foram levados para o hospital, onde estão a receber cuidados médicos.

Estes centros de reabilitação são, em teoria, instalações privadas para onde os pais enviam crianças viciadas em drogas ou envolvidas em crimes, mas para a polícia, são regularmente transformadas em "câmaras de tortura" em que os reclusos sofrem condições semelhantes a escravatura.

Em novembro de 2019, 259 pessoas tinham sido libertadas de um outro centro de detenção ilegal localizado numa mesquita em Ibadan, no sudoeste nigeriano.

No mês anterior, outras 147 pessoas foram libertadas de uma escola no estado no centro-norte de Kaduna, onde estavam maltratadas e mantidas acorrentadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório