Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Número de mortos do naufrágio na RDCongo sobe para 51

O número de mortos do naufrágio que ocorreu na madrugada de quarta-feira na República Democrática do Congo (RDCongo) subiu de 14 para 51, estando ainda 60 pessoas desaparecidas, anunciaram hoje as autoridades.

Número de mortos do naufrágio na RDCongo sobe para 51
Notícias ao Minuto

14:34 - 08/10/21 por Lusa

Mundo RD Congo

O acidente aconteceu de madrugada na cidade de Engengele, que pertence ao território de Bumba na província de Mongala. 

"Os resultados deste naufrágio são apresentados da seguinte forma: 30 sobreviventes, 69 desaparecidos e 51 mortos", comunicou o governador interino da província de Mongala, Serge Mongulu, à agência de notícias Efe por telefone, alertando que o número de mortos pode aumentar.

Segundo o coordenador da sociedade civil em Bumba, Jules Mangiba, estavam cerca de 150 pessoas nos barcos. Eram um aglomerado de nove canoas motorizadas que tinham deixado a cidade de Moenge, na província vizinha de Tshopo.

"O número de vítimas aumentou porque recolhemos mais corpos", disse Mangiba à Efe.

Mangiba declarou que o governo da província de Mongala vai encarregar-se do enterro de todas as vítimas. Entre elas encontravam-se comerciantes que transportavam madeira e sacos de milho, bem como estudantes que regressavam das férias em Tshopo para estudar em Mongala.

O governador interino da província de Mongala, Serge Mongula, disse à Efe que as forças navais e alguns civis uniram forças para resgatar sobreviventes no rio.  

O naufrágio de barcos é comum na RDCongo porque os rios e lagos são utilizados diariamente como meio de transporte, ainda que as embarcações precárias estejam frequentemente sobrecarregadas e a sinalização seja quase inexistente.

Leia Também: Pelo menos oito pessoas raptadas no leste da RDCongo em três dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório