Número de mortos do naufrágio na RDCongo sobe para 51

O número de mortos do naufrágio que ocorreu na madrugada de quarta-feira na República Democrática do Congo (RDCongo) subiu de 14 para 51, estando ainda 60 pessoas desaparecidas, anunciaram hoje as autoridades.

República Democrática do Congo (RDCongo)

© Reuters

Lusa
08/10/2021 14:34 ‧ 08/10/2021 por Lusa

Mundo

RD Congo

O acidente aconteceu de madrugada na cidade de Engengele, que pertence ao território de Bumba na província de Mongala. 

"Os resultados deste naufrágio são apresentados da seguinte forma: 30 sobreviventes, 69 desaparecidos e 51 mortos", comunicou o governador interino da província de Mongala, Serge Mongulu, à agência de notícias Efe por telefone, alertando que o número de mortos pode aumentar.

Segundo o coordenador da sociedade civil em Bumba, Jules Mangiba, estavam cerca de 150 pessoas nos barcos. Eram um aglomerado de nove canoas motorizadas que tinham deixado a cidade de Moenge, na província vizinha de Tshopo.

"O número de vítimas aumentou porque recolhemos mais corpos", disse Mangiba à Efe.

Mangiba declarou que o governo da província de Mongala vai encarregar-se do enterro de todas as vítimas. Entre elas encontravam-se comerciantes que transportavam madeira e sacos de milho, bem como estudantes que regressavam das férias em Tshopo para estudar em Mongala.

O governador interino da província de Mongala, Serge Mongula, disse à Efe que as forças navais e alguns civis uniram forças para resgatar sobreviventes no rio.  

O naufrágio de barcos é comum na RDCongo porque os rios e lagos são utilizados diariamente como meio de transporte, ainda que as embarcações precárias estejam frequentemente sobrecarregadas e a sinalização seja quase inexistente.

Leia Também: Pelo menos oito pessoas raptadas no leste da RDCongo em três dias

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas