Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Órgãos genitais das estátuas nuas protegidos da vista do público no Dubai

Quem esperava ver David de Miguel Ângelo em toda a sua glória no pavilhão da Itália pode ficar desapontado.

Notícias ao Minuto

11:52 - 07/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Dubai

Os visitantes da Expo Dubai que esperavam ver a reprodução em 3D da estátua de David, de Miguel Ângelo, em toda a sua glória, podem ficar desapontados. É que apenas a cabeça da estátua está visível para o público numa exposição noticiada por alguns meios de comunicação italianos como autocensura.

A cabeça e o pescoço do 'gémeo' da estátua renascentista com seis metros de altura estão a ser exibidos numa estrutura octogonal ao nível do primeiro andar, no pavilhão de Itália, enquanto os genitais e as pernas são visíveis apenas num andar inferior reservado para angariações de fundos e visitantes selecionados.

Os organizadores do pavilhão rejeitaram as sugestões nos média italianos de que teriam deliberadamente tentado esconder a genitália da estátua devido a sensibilidades religiosas e sociais no estado do Golfo Árabe e na região predominantemente muçulmana.

“Já planeamos posicionar a estátua de David da forma como está agora, há muitos, muitos meses”, explicou o comissário Paolo Glisenti, citado pela Reuters.

Segundo o diretor artístico, David Rampello, o objetivo é proporcionar uma nova experiência, permitindo aos visitantes ver David à altura dos olhos. Quanto aos amantes de arte, diz, podem ver a estátua original no museu Galleria dell'Accademia, em Florença.

A criação da réplica utilizou uma das maiores impressoras 3D do mundo, envolveu 40 horas de digitalização da arte original em mármore do século XVI e os retoques finais foram feitos à mão.

O pavilhão da Itália está entre os quase 200 participantes da Expo 2020 Dubai, a primeira feira mundial realizada no Médio Oriente. A feira espera atrair 25 milhões de visitantes depois de ter sido atrasada um ano devido à pandemia.

Veja algumas imagens da estátua na galeria acima.

Leia Também: ExpoDubai: Cinco trabalhadores morreram na construção da feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório