Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Biden e Xi têm "acordo de princípio" para se encontrarem até final do ano

O presidente dos EUA, Joe Biden, e o seu homólogo chinês, Xi Jinping, têm um "acordo de princípio" para se encontrarem, de forma virtual, até ao final do ano, indicou hoje um dirigente da Casa Branca.

Biden e Xi têm "acordo de princípio" para se encontrarem até final do ano
Notícias ao Minuto

22:56 - 06/10/21 por Lusa

Mundo Estados Unidos/China

Os dois presidentes já se telefonaram duas vezes, mas desta vez trata-se da "possibilidade de se verem, nem que seja virtualmente", segundo a mesma fonte, que requereu o anonimato.

Este alto responsável do governo Biden indicou que o conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, teve hoje uma reunião, de seis horas, "franca", "respeitosa" e "incidindo sobre vários assuntos" com o mais alto responsável do Partido Comunista Chinês para a diplomacia, Yang Jiechi, em Zurique, na Suíça.

Para a fonte da Casa Branca, tratou-se de "prosseguir" o diálogo entre as duas superpotências, depois da conversa telefónica entre os dois presidentes, em 09 de setembro,

Jake Sullivan, segundo esta mesma forte, evocou a luta contra as alterações climáticas como um domínio no qual os EUA e a China têm "interesse em trabalhar em conjunto". Mas adiantou que eventuais compromissos da China neste dossier não seria um "favor" de Pequim a Washington, que lhe desse direito a solicitar contrapartidas.

Sullivan transmitiu ainda ao seu interlocutor as preocupações dos EUA com as ações da China na região do Xinjiang, em Hong Kong, no Mar do Sul da China ou em Taiwan.

Biden tem repetido que aceita a "concorrência" da China, mas que não quer conflito com esta, mesmos que os problemas não faltem do comércio à segurança.

Leia Também: Macron e Biden têm nova reunião sobre crise dos submarinos este mês

Recomendados para si

;
Campo obrigatório