Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Pelo menos 16 soldados mortos em emboscada no Mali

Pelo menos 16 soldados malianos foram mortos e dezenas ficaram feridos numa emboscada hoje realizada por um grupo armado não identificado em Mopti, região no centro do Mali, segundo fontes de segurança.

Pelo menos 16 soldados mortos em emboscada no Mali
Notícias ao Minuto

20:37 - 06/10/21 por Lusa

Mundo Mali

O ataque visou um conjunto de veículos das Forças Armadas Malianas (Fama), no distrito de Bandiagara, quando homens armados detonaram uma bomba à passagem dos militares, atacando, então, os seus ocupantes.

De acordo com fontes citadas pela agência noticiosa Efe, os atacantes, que intercetaram a patrulha militar na estrada entre as aldeias de Parou e Bodio, destruíram também cinco veículos que integravam o conjunto.

O ataque, que ainda não foi reivindicado, assemelha-se a outros já realizados por grupos 'jihadistas' ativos no norte e centro do Mali.

Segundo fontes malianas, a Força Aérea interveio após o ataque e eliminou cerca de 60 terroristas que, montados em dezenas de motos, tinham atacado os soldados.

No passado sábado, um soldado da missão das Nações Unidas no Mali (Minusma) foi morto e outros quatro ficaram feridos em Tessalit, no norte do país, após a explosão de um engenho artesanal.

A instabilidade que afeta o Mali começou com o golpe de Estado em 2012, quando vários grupos rebeldes e organizações fundamentalistas tomaram o poder do norte do país durante 10 meses.

Os fundamentalistas foram expulsos em 2013 graças a uma intervenção militar internacional liderada pela França, mas extensas áreas do país, sobretudo no norte e no centro, escapam ao controlo estatal e são, na prática, geridas por grupos rebeldes armados.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 4.000 pessoas foram mortas em ataques terroristas em 2019 no Mali, Burkina Faso e Níger, tendo o número de pessoas deslocadas aumentado 10 vezes, ficando próximo de um milhão.

Além da presença de grupos terroristas como o Estado Islâmico no Grande Saara e o Grupo de Apoio ao Islão e aos Muçulmanos, filiado na Al-Qaida, o Mali é também palco de instabilidade política.

Independente desde 1960, o Mali viveu, em agosto do ano passado, o quarto golpe militar na sua história, depois dos episódios ocorridos em 1968, 1991 e em 2012.

Leia Também: UE avisa Mali para consequências de recorrer a empresa paramilitar russa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório